Agentes de endemias conscientizam alunos sobre o combate à dengue - 07/11/2018

A Prefeitura de Parnamirim implantou neste ano o projeto de combate à dengue com agentes de endemias nas escolas municipais com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.

As idealizadoras do projeto Amanda Cínthia e Ilza Costa, ambas agentes de endemias, explicaram que a proposta do trabalho é despertar o interesse dos alunos no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Um combate que deve ser diário porque ainda não existe vacina contra a dengue”, disse Amanda Cínthia.

Para as agentes de endemias, as crianças ainda são os melhores agentes multiplicadores. “As crianças conseguem chamar a atenção dos adultos sobre os cuidados que precisamos ter para combater essa doença”, explicou Ilza Costa.

A escolha das escolas é feita através das áreas de atuação, de acordo com pesquisas feitas onde o índice de casos é alto.   Lembrando que Parnamirim tem um clima propício o ano inteiro para a proliferação do mosquito e que a melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do inseto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.

Postado Por: Yara Okubo