CEO amplia número de atendimentos - 05/11/2018
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) restruturou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e atingiu a meta para 2018, de subir da categoria tipo II para tipo III. A mudança representa um aumento no número de atendimentos e a aquisição de uma nova cadeira odontológica.
De acordo com o coordenador de Saúde Bucal, Erinaldo Bezerra, os espaços foram otimizados, possibilitando que a urgência odontológica que funcionava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Nova Esperança, fosse transferida para o CEO.
"Com a otimização dos espaços, criamos uma estrutura adequada para os profissionais da urgência que inclui sala de repouso com banheiro e uma copa completa", explicou Erinaldo. Além disso, a unidade ganhou uma sala exclusiva para radiologia, ampliação do almoxarifado e pintura na fachada e área interna.
Além do aumento no número de atendimentos, que já representa aproximadamente 150 pacientes a mais durante o mês, a reforma trouxe outros benefícios relacionados aos atendimentos de urgência, a localização está mais acessível à população, gerando um aumento de 25% de atendimentos, e os serviços estão funcionando conectados às especialidades.
"Agora, sempre que o paciente é atendido na urgência, passa por uma avaliação e se o profissional identificar a necessidade realiza o encaminhamento direto para uma das especialidades disponíveis no CEO, sem precisar voltar na UBS", explicou o coordenador.
Erinaldo lembrou que além dos atendimentos 24h no Centro de Especialidades, em todas as Unidades de Saúde são disponibilizadas para população duas vagas de emergência por dia, uma pela manhã e outra a tarde.
O CEO conta com profissionais especializados em Endodontia (canal), Periodontia (Gengiva), Cirurgia bucomaxilofacial, Dentística (restauração), APNE (Atendimento aos Pacientes com Necessidades Especiais) e atualmente é um das poucas unidades do estado que contam com odontopediatria.
Segundo o coordenador Erinaldo atualmente o CEO está realizando 2500 atendimentos por mês e em 2018 teve aumento em torno de 40% de atendimento em relação ao ano anterior.
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de:
ASCOM