Saúde reforça Novembro Azul para prevenir câncer de próstata - 01/11/2018
A cada ano, ao chegar o mês de novembro, o mundo passa a conscientizar o homem para a importância da prevenção no combate ao câncer de próstata.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O Dr. Paolo Negrelli, Urologista em Parnamirim, alerta a população masculina para a prevenção, principalmente os homens com idade a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores.
A recomendação é a consulta ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
Outros fatores de riscos são histórico familiar de câncer de próstata: o pai, o irmão ou o tio, homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e a obesidade também é um fator que pode contribuir para o problema.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Na fase avançada, os sintomas são dores ósseas, dores ao urinar, vontade de urinar com freqüência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Em Parnamirim, os exames podem ser pedidos através das Unidades Básicas de Saúde - UBS, e depois encaminhados para o urologista. Se caso for preciso um exame mais profundo, o médico urologista encaminha para os hospitais especializados que atendem pelo Sistema Único de Saúde - SUS.
REDAÇÃO: REPÓRTER MARCIANO COSTA
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM