Halloween é tema de projeto pedagógico em escola de Monte Castelo - 31/10/2018
Hoje, 31 de outubro, é comemorado em vários países do mundo, o Halloween, uma tradição norte-americana que ao longo dos anos veio se configurando como o Dia das Bruxas e atraindo a curiosidade dos alunos nas escolas brasileiras. A Escola Municipal Luiz Maranhão Filho, em Monte Castelo, escolheu esse tema para celebrar um projeto pedagógico.
No calendário brasileiro, já é comum ter comemorações populares como o carnaval, as festas juninas e o folclore servindo para o estudo de aspectos socioculturais na escola. "Essa pesquisa tem sido diversificada para a cultura de outros países, nos aproximando de datas como o Halloween, especialmente com incentivo dos professores de Língua Inglesa", comentou o gestor escolar Luiz Norberto.
Para dar um toque brasileiro no Haloween, a comunidade na Escola Luiz Maranhão caprichou no evento. A Cidade do Halloween foi erguida nos ambientes da escola em forma de livrarias, galerias de arte, danceteria, cassino e doceria. E teve uma convidada especial, a lendária "Loura do banheiro", que jura ter visitado muitos banheiros ao longo dos anos neste país.
"Dentre os aspectos trabalhados neste projeto pedagógico temos a questão cultural, a sociabilidade a partir da convivência dos alunos, a reciclagem de materiais usados para a decoração, os aspectos de contos lendários e a diversão dos alunos que conheceram mais da literatura sobre suspense e terror, por exemplo", disse a Coordenadora Pedagógica Simone Ferraz.
Gabriella Ferraz participou do evento promovendo a doceria "Doces ou Travessuras". A aluna do 9º Ano disse que a festa está bonita e bem divertida, mas que tem uma importância maior para sua turma. "Estamos colocando à venda alguns docinhos feitos pelas próprias alunas para contribuir com a nossa formatura neste ano", concluiu.
O Halloween é a abreviação de "All Hallows´Eve", que significa "Véspera do Dia de Todos os Santos". Apesar de lembrarmos primeiro dos Estados Unidos como sendo o local original da festa, estudos mostram que ela acontecia bem antes na Escócia e Irlanda, tendo sido originada de festejos pagãos.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM