Caminhada do Outubro Rosa mobiliza mulheres de Parnamirim - 29/10/2018
Uma caminhada, promovida nesta terça-feira (30) pela Prefeitura de Parnamirim, através do Conselho Municipal do Direito da Mulher, marcou a programação de encerramento da Campanha Nacional Outubro Rosa em Parnamirim.
Com o tema "Todos juntos nesta causa, um elo de amor à vida", o evento percorreu da Avenida Comandante Petit, em Boa Esperança, até a Praça da Paz de Deus, no Centro, onde as mulheres participaram das aulas de zumba com os professores de dança Ângelo Santos e Altivânio Alter.
Além disso, também ocorreu ações de saúde como testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites virais, distribuição de preservativos femininos e masculinos e gel lubrificante. O evento teve como objetivo chamar atenção das mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero e ainda divulgar o Conselho Municipal da Mulher.
De acordo com a secretária adjunta da Assistência Social, Katia Cristina Soares, a Prefeitura realizou um trabalho importante durante todo o mês. "Creio que a mobilização da Saúde, Assistência Social e outras Secretarias Municipais contribuiu para a conscientização da comunidade sobre a importância de prevenir o câncer de mama e do colo de útero ou detectar em sua fase inicial, quando tem chances de cura", esclareceu.
A primeira-dama, Alda Lêda Taveira, também prestigiou o evento. "A programação é muito importante pois concientiza a população sobre a importância de realizar exames periódicos de prevenção da doença em sua fase inicial", afirmou.
Vivências e Experiências da Mulher
A programação de encerramento do Outubro Rosa em Parnamirim continua nesta quarta-feira (31), no auditório do Centro Administrativo, com o Vivências e Experiências da Mulher, um evento promovido através da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Projeto Social Parnação, que tem como proposta valorizar o cidadão parnamirinense, auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade.
O evento terá inicio às 14h e contará com palestras de especialistas das áreas de saúde e psicologia, Roda de Conversa entre a primeira-dama, Alda Lêda Taveira, idealizadora do Parnação, e o Grupo das Guerreiras, composto de mulheres vítimas do câncer de mama.
Na ocasião, também vai acontecer uma exposição de fotos de mulheres do município que lutam contra a doença. "Será um momento muito especial, não só de orientação e conscientização, mas também de motivação às mulheres que já sofrem com o problema", afirmou Alda Lêda.
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de:
ASCOM