Câmara destaca Ideb alto e o trabalho de professores no município - 23/10/2018

Educadores e escolas municipais de Parnamirim foram homenageados na noite desta quinta-feira (25) durante sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores. Na ocasião, 14 professores com atuação destaque receberam a Comenda Nísia Pereira - e seis escolas foram premiadas com o troféu Anísio Teixeira, por terem apresentado melhores médias no índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb. A sessão foi proposta pela vereadora Vandilma Oliveira.

De acordo com Ana Lúcia Maciel, Secretária Municipal de Educação e Cultura é justo o reconhecimento às escolas e professores homenageados. "Há muito mais professores e gestores escolares que, com sua paixão e competência profissional, têm dado larga contribuição para elevar a educação em nosso município. Que todos se sintam representados nesta simbólica homenagem", disse.

A professora Elma Rangel de Sá, 32 anos de profissão no município, agradeceu a iniciativa. "Esse troféu representa a valorização dos professores pelo poder público, celebra nossa história e dedicação à educação, o que é muito importante. Agradeço ao Presidente Irani Guedes ter me escolhido entre os homenageados", disse.

ESCOLAS MUNICIPAIS SÃO RECONHECIDAS PELO ALTO DESEMPENHO NO IDEB

A Escola Municipal Prof. Ivanira de Vasconcelos Paizinho, na Cohabinal, foi uma das que obtiveram um alto desempenho no Ideb neste ano. Aliás, desde que o índice passou a ser medido, em 2007, essa escola sempre alcançou ou até mesmo superou a meta proposta pelo Ministério da Educação - MEC.

"A conquista da nota 6 no Ideb para o Ensino Fundamental II, é fruto do compromisso de todos que fazem parte da comunidade escolar, acreditam e buscam uma educação sempre melhor, sejam alunos, professores ou pais", disse o gestor da Escola Ivanira, Alcimá Miguel.

De acordo com Jane Carla, coordenadora pedagógica da Escola Ivanira, os simulados e as provas externas que avaliam a aprendizagem junto aos alunos, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, contribuem para a conquista de índices cada vez maiores.

A vice-gestora Anaílde Ferreira disse que a baixa rotatividade entre alunos e gestores na Escola Ivanira também fortalece a aprendizagem avaliada pelo Ideb. "Normalmente, os alunos que começam aqui no 1º ano ficam até o 9º Ano e os professores também costumam permanecer na escola ao longo dos anos, o que viabiliza a continuidade dos processos e das metodologias de ensino", disse.

"Aqui na Escola Ivanira, mantemos o foco para que o aluno aprenda a aprender, tenha pensamento crítico e seja consciente da sua participação no processo ensino-aprendizagem", ressaltou o gestor Alcimá Miguel.

Outros fatores que contribuem para uma avaliação positiva frente ao Ideb são o combate aos índices de reprovação e de evasão escolar. "Insistimos nisso, temos nossas metas e as perseguimos, porque acreditamos que uma educação de excelência é possível", encerrou o gestor Alcimá Miguel.

Confira abaixo os professores homenageados com a Comenda Nísia Pereira e as escolas premiadas com o troféu Anísio Teixeira:

Josefa Paisinho Dantas
Elma Maria Rangel de Sá França
Albéris Eron Flávio de Oliveira
Sidcley Freire da Silveira
Joel Pastor Veiga
Milena de França Monteiro
Maria Miriam Souza da Silva
Milca Alves da Costa
Marinalva Técia de Lira Xavier
Expedito Basílio dos Santos
Ciana Gonçalves