Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Rede assistencial atende uma média de 900 idosos por mês - 16/10/2018

A Prefeitura de Parnamirim trabalha continuamente para garantir os direitos da pessoa idosa em duas frentes: Preventivamente, junto aos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS e também quando este direito é ameaçado ou violado, sendo o problema enfrentado pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social -CREAS. Cerca de 900 idosos por mês recebem esse tipo de assistência nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.

"Nossa gestão trabalha para garantir o bem-estar da pessoa idosa,  prevenindo e enfrentando problemas de violação física, psicológica ou de ordem financeira, com diálogos, orientações e acompanhamento para atendimento nas redes de assistência", disse Elienai Cartaxo, vice-prefeita de Parnamirim e Secretária de Assistência Social.

As vulnerabilidades financeiras normalmente estão ligadas ao desconhecimento dos idosos em relação ao Benefício da Prestação Continuada - BPC, ao qual eles têm direito a partir dos 65 anos. Mas outros direitos, dos quais os idosos são beneficiários a partir dos 60 anos, também são muitas vezes, pouco conhecidos deste público. Por isso, a Prefeitura insiste nos trabalhos que objetivam esclarecer sobre a questão.

Para 2019, por exemplo, está nos planos do CREAS, em Parnamirim, o projeto JUBILAR. "É uma iniciativa que irá orientar os cuidadores sobre os direitos da pessoa idosa, para avançar na defesa desses direitos", disse Andréa Farias Felipe, coordenadora do CREAS, localizado em Santos Reis.

Nessa mesma linha, o Programa de Atenção Integral às Famílias -PAIF, que orienta públicos de diversas faixas etárias e promove ações socioassistenciais, também oferece atividades para idosos, realizadas por meio da Assistência Social. "Essas ações decorrem das pesquisas feitas pelos nove CRAS nos bairros, a respeito das necessidades dos idosos", disse a assistente social Anny Késia.

Neste ano, a Prefeitura implantou o projeto Melhor Idade no Turismo, conduzindo grupos de idosos a passeios turísticos incluindo diversas atividades culturais e de lazer, no CRAS de Monte Castelo. A ideia é fortalecer as estratégias em torno do bem-estar da pessoa idosa.

O Dia dos Avós também foi comemorado com a distribuição do Estatuto do Idoso, sessões de acumputura auricular, lazer e show musical no CREAS, no evento que foi chamado de FestivIDADE.
E Parnamirim também passou a receber, neste ano, o projeto de Promoção ao Envelhecimento e Vida Ativa - PRO-EVA, com a coordenação do professor Álvaro Campos, do departamento de fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

O PRO-EVA estimula o uso da caderneta do idoso, que é um instrumento legal que dá garantias a esses pacientes. De acordo com Thiago Fernandes, Coordenador do SCFV, 279 idosos nas Unidades de Saúde no Jockey Club e em Monte Castelo já completaram sua caderneta. A formalização da implantação do PRO-EVA será nesta quinta-feira, 18, pela manhã, no Auditório Ver. Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo, durante a programação que irá celebrar o Dia Internacional do Idoso. Saiba mais clicando AQUI.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+