Projeto Quintal do Brincar estimula a criatividade com foco educacional - 10/10/2018

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Dentro desse contexto e na Semana em que se comemora o Dia da Criança, os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) de todo o município e mais nove escolas da rede municipal de ensino, realizaram manhã desta quarta-feira (10), mais uma edição do projeto Quintal do Brincar.

O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da Coordenadoria de Educação infantil (Codei), foi implantado no mês de julho deste ano e desde então vem possibilitando às crianças noções de sociabilidade, autonomia, estimulando suas capacidades cognitivas, intelectuais e motoras.

De acordo com a professora e coordenadora do CEMEI Maria Leonor Freitas do Nascimento, o diferencial do projeto é que as brincadeiras são conduzidas com a utilização de materiais como elementos da natureza, cones, carretéis, madeiras, panelas, caixas, tecidos, pneus, garrafas e outros similares.

“Desta forma estamos contribuindo para que as crianças usem sua imaginação no processo criativo e que tenham a liberdade para elas mesmas construírem seus brinquedos, suas formas de interação com distintos materiais”, destacou a coordenadora.

A secretária de educação do município, Ana Lúcia Maciel destaca o engajamento das crianças e da comunidade escolar com o projeto.

"O dia do Quintal do Brincar é aguardado com festa nas unidades de ensino da Educação Infantil e promove múltiplas aprendizagens. São momentos que jamais serão esquecidos, promovidos pelos educadores que acolhem e valorizam a infância em nosso município", disse a titular da SEMEC.

As próximas ações do projeto “Quintal de Brincar” será no dia 22 de novembro, encerrando com uma celebração com a participação das famílias.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro