Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

CMEI em Bela Parnamirim reúne pais e filhos em torno da capoeira - 05/10/2018

O Centro Municipal de Educação Infantil Judith Aguiar, localizado no bairro Bela Parnamirim recebeu hoje (05) a visita especial do Grupo Potiguar Capoeira. O objetivo, valorizar a cultura brasileira, a partir do projeto pedagógico "Escola: lugar lúdico de aprendizagem, cultura e diversidade". 

De acordo com Ana Paula Souza, Coordenadora Pedagógica, a ação realizada hoje entre pais e alunos no CMEI Judith Aguiar permitiu que as crianças tivessem a oportunidade de conhecer de perto, um traço importante da cultura negra, que é a capoeira. 

"Nosso objetivo é promover a valorização da cultura das nossas raízes e mostrar para nossas crianças a beleza que há no nosso Brasil", disse a Coordenadora Ana Paula.
A programação cultural encerrou deixando as crianças com um gostinho de quero mais, na perspectiva de fazer algumas aulas voluntárias com o Mestre Luiz, responsável pelo Grupo Potiguar Capoeira.

Para encerrar, fica o poema do grande escritor Dias Gomes:

“A Capoeira é luta de bailarinos. É dança de gladiadores. É duelo de camaradas. É jogo, é bailado, é disputa – simbiose perfeita de força e ritmo, poesia e agilidade. Única em que os movimentos são comandados pela música e pelo canto. A submissão da força ao ritmo. Da violência à melodia. A sublimação dos antagonismos.

Na Capoeira, os contendores não são adversários, são ‘camaradas’. Não lutam, fingem lutar. Procuram – genialmente – dar a visão artística de um combate. Acima do espírito de competição, há neles um sentido de beleza. O capoeirista é um artista e um atleta, um jogador e um poeta ao mesmo tempo”.
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+