Parnamirim terá totens para recolhimento de dejetos de pets - 01/10/2018

Uma ideia simples, mas que resulta em uma inovação sustentável para promover mais saúde, higienização, limpeza das ruas e comodidade para todos os cidadãos. A Prefeitura de Parnamirim acertou com a empresa Pooblicão, a instalação de dispensadores (minipostes) com sacolas biodegradáveis, próprias para recolher dejetos de cães e gatos nos locais de passeio público.

"Parnamirim será o primeiro município do RN a acolher 100% esse projeto nos locais de passeio público, começando pelo caminhódromo e alcançando as praças e o litoral ", disse o Prefeito Rosano Taveira em encontro realizado hoje, 1/10, no Caminhódromo da Cohabinal, com os diretores da empresa paraibana Pooblicão.

Definido como o primeiro lugar de passeio público onde serão instalados dez dispensadores de sacolas biodegradáveis, um a cada 200 metros, o caminhódromo também contará com lixeiras para o descarte das sacolas com os dejetos dos pets. Um mapeamento para indicar os locais do município que receberão o projeto já está em andamento e os primeiros equipamentos têm  previsão para serem instalados em até três semanas.

"Estudaremos a viabilização de  proposta com a Secretaria de Limpeza Urbana e o mapeamento dos locais para instalar os equipamentos", disse Charles Quadros, titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - SEMSUR.

Alberto Eminetti, diretor administrativo da Pooblicão, disse que iniciativas como esta estão em franca expansão por várias cidades brasileiras. "Entre Natal e Parnamirim, já existem esses totens disponibilizando as sacolas para dejetos de pets em uma média de 120 condomínios " disse.

De acordo com Otávio Mariz, agente de expansão da Pooblicão, há um sentido educativo na proposta da implantação dos dispensadores destas sacolas feitas à base de cana-de-açúcar, totalmente recicláveis, sem metais pesados. "Ao aproximar as pessoas da proposta de cuidar melhor da saúde, limpeza e do meio ambiente, elas tendem a replicar o aprendizado e cobrar essa ação cidadã, umas das outras", enfatizou.

O diretor comercial da Pooblicão, Yuri Depietri, explicou que os dispensadores de sacolas biodegradáveis serão reabastecidos semanalmente pelos monitores da empresa, chegando a portar até mil sacolas, e que as placas terão publicidade das empresas parceiras e da Prefeitura de Parnamirim. "Todo cidadão pode ligar para o Alô Saquinho e pedir o reabastecimento", disse.

Para Josivan Gomes, Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), a iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com a Pooblicão contribui para a saúde pública. "As fezes dos pets, além de causar mau cheiro nas vias públicas, podem causar a incidência do bicho de pé e do bicho geográfico nas pessoas, por meio do contato com a pele", disse.

A palavra Pooblicão vem de poo, que é a palavra da língua inglesa para "caca", a ideia de publicar, espalhar a responsabilidade social e o "cão" faz referência aos pets. Cada totem da Pooblicão contará com uma placa informativa de dupla face, o dispensador de saquinhos, um poste de aço que servirá como apoio e os saquinhos plásticos, que serão abastecidos regularmente. Os saquinhos ficarão a 1 m do chão, atendendo às pessoas com necessidades especiais.

TELEFONES ÚTEIS

ALÔ SAQUINHO - 9 9922-2382