Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parnamirim terá totens para recolhimento de dejetos de pets - 01/10/2018

Uma ideia simples, mas que resulta em uma inovação sustentável para promover mais saúde, higienização, limpeza das ruas e comodidade para todos os cidadãos. A Prefeitura de Parnamirim acertou com a empresa Pooblicão, a instalação de dispensadores (minipostes) com sacolas biodegradáveis, próprias para recolher dejetos de cães e gatos nos locais de passeio público. 

"Parnamirim será o primeiro município do RN a acolher 100% esse projeto nos locais de passeio público, começando pelo caminhódromo e alcançando as praças e o litoral ", disse o Prefeito Rosano Taveira em encontro realizado hoje, 1/10, no Caminhódromo da Cohabinal, com os diretores da empresa paraibana Pooblicão. 

Definido como o primeiro lugar de passeio público onde serão instalados dez dispensadores de sacolas biodegradáveis, um a cada 200 metros, o caminhódromo também contará com lixeiras para o descarte das sacolas com os dejetos dos pets. Um mapeamento para indicar os locais do município que receberão o projeto já está em andamento e os primeiros equipamentos têm  previsão para serem instalados em até três semanas.

"Estudaremos a viabilização de  proposta com a Secretaria de Limpeza Urbana e o mapeamento dos locais para instalar os equipamentos", disse Charles Quadros, titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - SEMSUR.

Alberto Eminetti, diretor administrativo da Pooblicão, disse que iniciativas como esta estão em franca expansão por várias cidades brasileiras. "Entre Natal e Parnamirim, já existem esses totens disponibilizando as sacolas para dejetos de pets em uma média de 120 condomínios " disse.

De acordo com Otávio Mariz, agente de expansão da Pooblicão, há um sentido educativo na proposta da implantação dos dispensadores destas sacolas feitas à base de cana-de-açúcar, totalmente recicláveis, sem metais pesados. "Ao aproximar as pessoas da proposta de cuidar melhor da saúde, limpeza e do meio ambiente, elas tendem a replicar o aprendizado e cobrar essa ação cidadã, umas das outras", enfatizou.

O diretor comercial da Pooblicão, Yuri Depietri, explicou que os dispensadores de sacolas biodegradáveis serão reabastecidos semanalmente pelos monitores da empresa, chegando a portar até mil sacolas, e que as placas terão publicidade das empresas parceiras e da Prefeitura de Parnamirim. "Todo cidadão pode ligar para o Alô Saquinho e pedir o reabastecimento", disse.

Para Josivan Gomes, Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), a iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com a Pooblicão contribui para a saúde pública. "As fezes dos pets, além de causar mau cheiro nas vias públicas, podem causar a incidência do bicho de pé e do bicho geográfico nas pessoas, por meio do contato com a pele", disse.

A palavra Pooblicão vem de poo, que é a palavra da língua inglesa para "caca", a ideia de publicar, espalhar a responsabilidade social e o "cão" faz referência aos pets. Cada totem da Pooblicão contará com uma placa informativa de dupla face, o dispensador de saquinhos, um poste de aço que servirá como apoio e os saquinhos plásticos, que serão abastecidos regularmente. Os saquinhos ficarão a 1 m do chão, atendendo às pessoas com necessidades especiais.


TELEFONES ÚTEIS

ALÔ SAQUINHO - 9 9922-2382

ANUNCIANTES POOBLICÃO - 9 8741-6266

PARA SER UM FRANQUEADO - 9 8899-7070


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+