Juvep’s 2018 chega ao fim com competição de capoeira - 29/09/2018
A segunda edição dos Juvep’s foi encerrada na manhã deste sábado (29) com roda de capoeira. A competição, que aconteceu no Parque Aluizio Alves, reuniu mais de 60 participantes de 5 a 18 anos, divididos em categorias, individuais e em duplas.
O mestre Marcos Carvalho, coordenador de capoeira, destacou a importância da participação da Capoeira dentro dos Jusvep’s. Segundo ele, o esporte já está incluído há 30 anos em competições escolares do estado.
“O que a gente entende que o lugar ideal para a capoeira estar em na escola colaborando com a formação do aluno, não só na prática esportiva, mas cultural e humana”, disse.
Lições essas bem apreendidas por Yezo Henrique, estudante do 8º ano, na Escola Municipal Manoel Machado, em Emaús. Ele conta que começou a desenvolver o gosto pelo esporte na escola e que, desde então ela tem permitido uma visão mais abrangente das coisas do mundo.
“Antes eu enxergava o esporte apenas como um jogo, mas hoje eu vejo o quanto a capoeira agregou na minha vida enquanto ser humano. Aprendi a ser mais disciplinado, a olhar mais para o outro, a ser companheiro e não discriminar ninguém por nenhum motivo”, comentou.
Considerado o maior evento esportivo de Parnamirim, o II Juvep’s alcançou marcas históricas. Ao longo de 17 dias, instituições de ensino municipais, estaduais, federais e particulares participaram de 22 modalidades, distribuídas em 10 polos de competições. Ao todo, o Juvep’s 2018 conseguiu reunir mais de 10 mil pessoas, entre competidores e público em geral.
De acordo com o secretário de Esporte Turismo e Lazer (Setel), Ricardo Wagner, os números mostram a importância que o Juvep’s tem no cenário esportivo municipal.
"Estamos muito felizes com a grande adesão por parte das escolas, alunos, professores e colaboradores. O Juvep's 2018 já entrou pra história , em 2019 a expectativa é fazer um torneio ainda mais bonito", afirmou.
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM