Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura encerra hoje, 28, ações da campanha Setembro Amarelo - 28/09/2018

Um encontro dos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, realizado hoje, 28, no Auditório Vereador Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves, encerrou a campanha Setembro Amarelo, fazendo um reflexão sobre o tema com a palestra motivacional da fisioterapeuta especialista em dor, Sâmia Barreto.

"Ao longo do mês de setembro, a SEMAS manteve toda a rede assistencial orientada para abordar o tema da defesa da vida com foco na prevenção ao suicídio, com palestras, diálogos e ações comunitárias", disse a Secretária da Assistência Social, Elienai Cartaxo. 

De acordo com a titular da SEMAS e vice-prefeita de Parnamirim, as doenças psicossomáticas devem ser levadas a sério e tratadas sem preconceito. "Esse é um problema que tem incidido cada vez mais cedo entre jovens e demanda uma atenção urgente, de modo a favorecer a vida e o bem-estar de todos que sofrem e precisam de apoio", disse Elienai Cartaxo.

A adjunta da pasta, Kátia Soares, disse que a vida deve ser valorizada e preenchida de sentido. "É preciso manter o diálogo aberto, encorajar as pessoas a encontrarem soluções, incentivá-las, fazendo se sentirem acolhidas, refletir sobre a missão de cada um. É o que temos feito e o que enfatizamos neste Setembro Amarelo", disse.

 

Educação conduziu Setembro Amarelo com diálogos nas escolas

Hoje, 28, a Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em Nova Parnamirim, está encerrando as ações do Setembro Amarelo, conduzidas durante todo o mês para tratar de temas complexos como bullying, assédio pela Internet, lidar com críticas e pensamentos negativos, entre outros.

"Criamos um painel estimulando os alunos a escrever como se sentiam nas questões existenciais e espirituais, pensamentos que foram acolhidos com frases positivas e diálogos. Foi emocionante, tratamos de questões muito profundas, ajudando a vida de muitos e criando em todos um senso de responsabilidade e amor à vida", disse a gestora escolar Aracelli Viegas, da Escola Brigadeiro.

Uma outra ação realizada neste mês pela Campanha Setembro Amarelo foi uma iniciativa da Escola Municipal Ivanira Paizinho, que promoveu a palestra “Valorizando a vida” para 120 jovens. Na ocasião, a professora e piscopedagoga, Iracema Ferreira, tratou vários pontos como os fatores de risco, os vícios em drogas lícitas e ilícitas, violência, bullying, sobre como lidar com pessoas com tendência a automutilação, depressão e suicídio.

 

Saúde ampliou o debate sobre a valorização da vida

Uma das ações da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) neste Setembro Amarelo foi o CCP pela valorização da vida, que no último dia 20, teve o objetivo de contribuir com o combate à depressão e o suicídio, com apoio das Secretarias de Assistência Social e Educação.

Houve palestra e roda de conversa com a psicóloga e psicanalista Raianne Bezerra, que abordou sobre dados estatísticos de suicídio, origem do Setembro Amarelo, identificação de sinais e como buscar ajuda, com o tema “Suicídio em debate, ressignificando a vida”.

Na ocasião, a secretária adjunta de Saúde, Elizabeth Carrasco, falou da importância do Setembro Amarelo e do trabalho realizado na Prefeitura. “Diante do aumento no número de casos, devemos ter um olhar diferenciado para este problema, que apresenta sintoma lento e silencioso. Aqui na Prefeitura temos esse compromisso, temos o CCP e os CAPS, preparados para atender estes casos”, explicou.

De acordo com a diretora do CCPAR/UnP e idealizadora do evento, Jaciara Rangel, os dados sobre suicídio no Brasil são alarmantes e já representam o quarto maior motivo de morte entre os jovens, ao todo, cerca de 32 mortes por dia. 

“O município de Parnamirim, mais uma vez tem se destacado com a criação da Lei municipal nº 1.917 de 2018, de combate a depressão, suicídio e preconceito e do Centro Clínico de Psicologia, criado em 2017 e preparado para atender a demanda do município”, esclareceu a diretora do CCPAR, Jaciara Rangel.
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+