Escolas de Nova Parnamirim se reúnem para saudar a Primavera - 27/09/2018

As escolas da rede municipal de ensino público em Nova Parnamirim se reuniram ontem (26) a convite da anfitriã, a Escola Dr. Sadi Mendes Sobreira, para um sarau literário em saudação à chegada da Primavera, iniciada este ano no último sábado.

O evento foi chamado de "Primavera cruza o Rio", em referência ao rio pequeno, significado do nome Parnamirim na língua tupi, e ao projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", eleito este ano como o 2º melhor do país na área de incentivo à leitura, de acordo com a Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil (FNLIJ).

De acordo com Angélica Vitalino, técnica do Rio de Leitura, o evento envolveu a comunidade, alunos e professores mediadores de leitura de todas as escolas da rede municipal em Nova Parnamirim, comprovando que o incentivo ao hábito do prazer em ler está contribuindo para que a Educação avance pelo caminho certo.

No Sarau de abertura dessa quente primavera, a Escola Poeta Luís Carlos Guimarães trouxe tulipas e um "Leilão de Jardim", de Cecília Meirelles; a Escola Brigadeiro Eduardo Gomes ofertou gardênias, canções e poemas de Robert Louis Stevenson; e a Escola Sadi Mendes, a anfitriã, ofertou flores do tipo copos-de-leite entre os livros da patronesse de sua biblioteca, Roseana Murray.

E não faltaram xananas.  Uma a uma, as mediadoras de leitura Vera Vilela, Celene Cardoso, Maria José e Lúcia e Celene Cardoso, iam, entrelaçando o sarau como que tecendo fios florais. A mediadora de leitura Vera Vilela deixou versos do poeta Mario Quintana para saudar a estação das flores. "Primavera cruza o rio /Cruza o sonho que tu sonhas"....

E foi assim que, em mais uma ação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, com envolvimento e comprometimento de gestores e equipes pedagógicas, os alunos da rede municipal de ensino público em Nova Parnamirim ampliaram  suas aventuras literárias, celebrando a beleza da Primavera.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior