Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

CMEI conquista 1º lugar estadual no Prêmio MEC Professores do Brasil - 20/09/2018

A professora Naíre Santana, do Centro Infantil Dona Liquinha Alves, em Pirangi do Norte, é a vencedora da etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil 2018, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC), na categoria creche. Seu projeto "Pequenos Autores: Contos e Recontos no Reino Não Tão Distante", disputará a etapa regional do prêmio, em outubro.

"Essa é mais uma conquista que mostra o comprometimento dos professores da rede municipal de ensino público com uma educação de excelência. Em nome do Prefeito Rosano Taveira e de todos os que fazem a educação em nosso município, parabenizamos a professora Naíre e o CMEI Liquinha pela seriedade e dedicação que levaram à conquista desse prestigiado prêmio", disse Ana Lúcia Maciel, titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

O projeto que conquistou a premiação foi desenvolvido junto aos alunos do Nível IV, que têm entre 3 e 4 anos de idade. "Conseguir que eles despertassem o foco, a concentração e a oralidade no reconto das leituras foi um desafio vencido com o apoio das famílias. Com essa parceria, nenhum reino é tão distante", disse a professora Naíre Santana, fazendo alusão ao nome do projeto.

 

ESTRELAS LITERÁRIAS

Tudo começou com a ideia da sacola literária, um livro que viaja dentro de uma sacola para a casa dos alunos. Nascia assim, a primeira etapa do projeto. "Combinamos com os pais para que lessem em casa, junto aos filhos, o livro que os pequenos escolheram para o projeto, a história dos três porquinhos" , explica a professora Naíre Santana.

Em seguida, as próprias crianças recontavam a história por meio de uma gravação de vídeo. O registro oral delas foi transcrito pela professora Naíre, que enviou todo o material para a plataforma Estante Virtual, com o objetivo de usar esse material para elaboração de livros literários.

 A segunda parte do projeto se consolidou, então, com a criação de uma obra literária para cada um dos dezesseis alunos, contendo o registro escrito dos recontos orais das crianças e ilustrados por elas mesmas. "O livro tem muito a oferecer a uma criança, mais do que a televisão e a internet. Ver que eles estão produzindo seus próprios livros é emocionante", disse Maria Aparecida Gonçalves, mãe de Pedro Paulo, 3 aninhos.

A coordenadora Maria de Fátima Trajano, do Cmei Liquinha, comemora o prêmio."É surpreendente, porque isso parte do trabalho com crianças de 3 anos, muito pequenas. O modo como o projeto envolveu as famílias, aumentando o vínculo e a responsabilidade com a escola, é maravilhoso. A professora Naíre é apaixonada pelo que faz e isso inspira os educadores de um modo geral", disse.

Uma edição especial dos livros está sendo adquirida por meio de uma "vaquinha" com colaboração de voluntários, para a grande tarde de autógrafos do projeto, no dia 16 de novembro.

 

PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL

O Ministério da Educação acredita que projetos como o da professora Naire Santana inspiram professores em todo o país, e é por esta razão que realiza o Prêmio Professores do Brasil, juntamente com instituições parceiras, para reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os educadores. Dentre os objetivos do prêmio estão dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.

Além disso, estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular e valorizá-los como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações.

De acordo com Rosângela da Silva, gestora escolar do Cmei Liquinha Alves, a equipe pedagógica está em festa com o reconhecimento desta premiação. "Parabéns a todos os nossos professores que dedicam o seu melhor para obter os melhores resultados na formação dos nossos alunos", disse a gestora.

A pedagoda Naíre Santana, especialista em Docência na Educação Infantil pela UFRN,  já foi destaque em outras premiações, como a Professores do Brasil em 2015, a nível estadual, na categoria pré-escola; finalista do Prêmio Educador Nota 10, em 2016; e destaque também, no mesmo ano, no Prêmio Arte Escola Cidadã.

 

 

EDUCAÇÃO EM PARNAMIRIM COMEMORA PRÊMIOS EM 2018

Além da conquista de primeiro lugar do RN no Prêmio Professores do Brasil do MEC, na categoria creche, por meio da professora Naíre Santana do CMEI Liquinha Alves, Parnamirim está na liderança entre as escolas certificadas pelo UNESCO (2017-2018) em todo o estado e tem o segundo melhor projeto de incentivo à leitura do país, prêmio conferido pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil ao projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura".

"Estas conquistas da Educação em nosso município sinalizam que, mesmo diante dos desafios da área em todo o país, temos uma equipe de professores e gestores ousada e criativa, que transforma a vivência escolar em projetos pedagógicos transformadores", encerrou a titular da pasta da Educação, Ana Lúcia Maciel.

 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+