Gestores escolares iniciam curso EaD de Gestão Democrática - 19/09/2018

Aproximadamente cem gestores e vice-gestores escolares participaram hoje, 19, da aula inaugural do curso de Gestão Escolar Democrática, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional  (PROINFO) que faz a gestão da plataforma de Educação a Distância (EaD).  O encontro aconteceu no Auditório Ver. Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves e apresentou o curso de formação continuada que será ministrado até a primeira semana do próximo mês de dezembro.

Para a titular da SEMEC, Ana Lúcia Maciel, a iniciativa é mais um compromisso da gestão Rosano Taveira no sentido de contribuir para a formação continuada dos profissionais da Educação. Desse modo, estamos cumprindo uma das metas da Educação ao possibilitar o aperfeiçoamento dos trabalho dos gestores disponibilizando mais uma ferramenta", disse.

O palestrante, professor Willys Fernandes, elogiou a participação dos gestores no curso. "Muitos dos que criticam os problemas relacionados à gestão escolar, não aproveitam quando oportunidades como esta são oferecidas e permanecem criticando. Aqui, vemos o contrário, parabéns a todos por buscarem este aperfeiçoamento", disse o professor, que é Mestre em Gestão e Liderança Educacional pela Universidade de Santiago do Chile.

A palestra "Gestão Democrática na Escola: ação articulada ao projeto de educação", introduziu o curso que tem por objetivo, além da melhoria da gestão escolar, fortalecer a execução das metas e ações educacionais com foco no aluno, garantindo seu acesso, permanência e sucesso escolar, por meio de propostas inovadoras  em um ambiente democrático e de valorização humana.

Educação avança com novas eleições democráticas para gestão escolar

Desde que foram iniciadas, em 2015, as eleições democráticas para escolas da rede municipal de ensino público, 24 das 45 escolas que compõem esta rede já vivenciaram o processo. "A expectativa é de que mais dez escolas venham a ter eleições democráticas a partir de outubro, para posse dos gestores eleitos em 1º de janeiro de 2019", disse a titular da SEMEC, Ana Lúcia Maciel.

Representando o Conselho Municipal da Educação, o professor Francisco Melquíades disse que esse processo formativo dialogado irá possibilitar avançar a passos largos na direção ao ensino de qualidade no município. "Essa iniciativa é fundamental para atender as demandas da gestão democrática participativa", disse.

O curso de Gestão Democrática é oferecido na modalidade EaD pela plataforma criada e administrada pelo PROINFO. "Dentro dos cursos propostos, este é o primeiro que tem a participação de professores do Instituto Kennedy no apoio às aulas", disse a técnica Russiane Costa, do programa.

A Gestão Democrática é uma maneira de administrar uma instituição escolar de maneira a possibilitar a participação, transparência e democracia, pressupondo o envolvimento efetivo de todos os segmentos da comunidade escolar e em todos os seus aspectos. Esse processo implica inclusive no envolvimento dos próprios alunos, que vivenciam a experiência e o direito à participação como elemento fundamental para o seu pleno desenvolvimento.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior