Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Escola Ivanira participa da Campanha Setembro Amarelo - 17/09/2018

Cerca de 120 alunos da Escola Municipal Ivanira Paizinho participaram nesta terça-feira (18) da palestra “Valorizando a vida”, alusiva a campanha nacional Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

O evento ocorreu no Centro Administrativo, na Cohabinal, e reuniu adolescentes de 12 a 15 anos, do 8º e 9º anos. Na ocasião, a professora e piscopedagoga, Iracema Ferreira, tratou vários pontos como os fatores de risco, os vícios em drogas lícitas e ilícitas, violência, bullying, sobre como lidar com pessoas com tendência a automutilação, depressão e suicídio.

Durante a palestra também foi tratado sobre os fatores de proteção e sobre como ajudar as pessoas, se dispondo a ouvir, acolher, a não julgar ou criticar e encaminhando ao tratamento psicológico ou psiquiátrico. Iracema também lembrou que hoje as pessoas que sofrem de depressão profunda e desejo de cometer suicídio podem recorrer ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) ou ligar para o 188 (Centro de Valorização à Vida).

De acordo com a psicopedagoga Iracema, o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre os jovens e a cada 45 minutos uma pessoa interrompe a própria vida. “Com a desestruturação das famílias, muitos pais não tem condições de fazer este trabalho dentro de casa, então, para mim é uma satisfação poder apoiar estas famílias oferecendo essa oportunidade de prevenção com os jovens”, afirmou.

O diretor da Escola, Alcimá Miguel, também falou da importância deste momento. “Percebo diante do fácil acesso às informações e redes sociais, que adolescentes e jovens se expõe a informações que não trazem bom conteúdo. Hoje estamos oferecendo a estes alunos essa palestra, mostrando também que eles não estão sós e que tem a quem recorrer”, explicou Alcimá.

O aluno do 9º ano, Pedro Kauê Alves, 15, aprovou a iniciativa da Escola. “Muito importante, vivemos um momento de aumento nos casos de suicídio, e a palestra ajuda a prevenir o problema, mostrando que temos outro caminho. Hoje, as pessoas mostram nas redes sociais uma aparência de vida feliz, que nem sempre é real, nos pressionado a buscar o mesmo padrão, além de muitas pressões na família, na escola, na sociedade”, declarou o adolescente.


Postado Por: Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+