SESDEM abre hoje (17) a Semana Nacional do Trânsito em Parnamirim - 17/09/2018

A Semana Nacional do Trânsito, aberta oficialmente hoje (17) pela Secretaria de Segurança Pública, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM) em Parnamirim, reuniu autoridades, agentes, policiais, técnicos, cidadãos e alunos no Auditório Ver. Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves. A Trupe do DETRAN fez uma introdução animada, dando o recado sobre educação para o trânsito com música e alegria.

"A ideia é refletir com a sociedade sobre uma nova forma de encarar a questão da mobilidade urbana, para que condutores, pedestres e passageiros optem por um trânsito mais seguro", disse o titular da SESDEM, Marcondes Pinheiro.

O Brasil é o quinto país do mundo em mortes por acidentes de trânsito. Por isso, a escolha correta a se tomar no trânsito é uma questão mais séria e profunda do que pode parecer, apesar de apenas 2% dos potiguares terem apontado preocupação com a mobilidade urbana, de acordo com recente pesquisa IBOPE.

"Atualmente, de cada 10 pessoas que são atendidas por acidentes de trânsito no Hospital Walfredo Gurgel, 7 são por acidentes com motocicletas. E de cada 10 pessoas assassinadas no Brasil, outras 9 morrem por acidentes de trânsito", disse o palestrante Rubens Ramos, Doutor em Economia de Transportes e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nesta área.

De acordo com o secretário Marcondes Pinheiro, a SESDEM, atendendo às orientações do Prefeito Rosano Taveira, têm investido constantemente em Parnamirim na recuperação e criação de sinalizações verticais e horizontais, promovendo a segurança de condutores de veículos, passageiros e pedestres.

Além disso, os agentes de trânsito receberam várias capacitações, como os cursos de perícia em acidente de trânsito, investigação e análise de laudo técnico, legislação e fiscalização de tacógrafos, formação e legislação de trânsito e gestão de trânsito.

Outro sucesso é o projeto Educação para o Trânsito na Escola (PROJETE), que em parceria com o comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) formou 1.300 crianças o ano passado em Parnamirim e neste ano, formará outras 700 na terça-feira da semana que vem (25), encerrando a programação.

A Semana do Trânsito ainda tem uma agenda intensa de atividades, como blitzes educativas, emissão de carteira de estacionamento para idosos e deficientes na quinta -feira (20), curso de pilotagem para motociclista no sábado (22) e passeio ciclístico no domingo (23). Acesse AQUI a programação completa.

PROGRAMAÇÃO PELO TRÂNSITO SEGURO É CELEBRADA EM TODO O PAIS

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade  “Nós somos o trânsito”, tema que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior