Poder público e sociedade se unem por uma Parnamirim limpa no Dia Mundial da Limpeza - 15/09/2018

O Dia Mundial da Limpeza, ou como é conhecido em inglês World Clean Up Day, é lembrado neste sábado (15) com diversas ações pelo mundo que propagam a consciência ambiental e a limpeza de vias públicas das cidades. A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Selim) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), intensificou as ações no litoral do município, nas praias de Pirangi e Cotovelo, com apoio da da Associação dos Proprietários, Moradores e Veranistas de Cotovelo (Promovec) e da faculdade Uninassau. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) incentivou os estudantes das escolas municipais a colaborarem com a data pelos bairros de Parnamirim.

No litoral, a coleta de lixo doméstico em Parnamirim acontece diariamente, em dias alternados por cada uma das praias e vias públicas. Mesmo assim, as equipes da SELIM e SEMSUR tem intensificado a conscientização do descarte dos pequenos lixos por moradores, veranistas e comerciantes. “O nosso alvo neste dia tem sido principalmente os comerciantes, já que através deles podemos atingir à população. E o diferencial neste dia, o Clean UP Day, é a conscientização sobre o descarte dos pequenos lixos como canudos, tampinhas e plásticos”, disse a assessora técnica da SEMSUR, Rárika Bastos.

O empresário Alberto Oliveira, proprietário de um estabelecimento há 4 anos na beira-mar de Pirangi, enfatizou que ações como essas são importantes para o meio ambiente e para a permanência do turista no litoral parnamirinense. “Os empresários têm que ter a consciência que os turistas vão procurar lugares limpos e sustentáveis. Nós temos que educar a nossa população e ações como essa tem que acontecer mais vezes”, completou o empresário.

A família da dona de casa Neide Pinheiro escolheu o litoral parnamirinense para aproveitar o dia. A turista carioca exaltou a beleza de ações como essa que reúnem sociedade civil, poder público e instituições privadas. “Eu acho uma maravilha. Eu sempre faço a minha parte, trazendo a minha sacolinha para descartar o lixo que consumimos”, disse.

O cantor potiguar Isaque Galvão também participou do Clean Up Day em Parnamirim. “É muito importante estar aqui, primeiro pela preservação do meio ambiente, também porque ajudamos na limpeza e assim tornamos as nossas praias mais agradáveis”, falou o artista.

Diversos alunos da rede municipal de ensino de Parnamirim também participaram do Dia Mundial da Limpeza, intesificando a limpeza nos bairros onde estão instaladas as escolas.

Dia Mundial de Limpeza

O Dia Mundial de Limpeza #worldcleanupday2018 #15desetembro é uma ação que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias e praças e parques. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Postado Por: Kassandra Merielli Lopes Lima