Prefeitura é parceira em Simpósio Internacional de Tecnologia da ONU - 13/09/2018

A Prefeitura de Parnamirim, através do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI), foi parceira no Simpósio sobre Tecnologia Espacial Básica da Organização das Nações Unidas (ONU), evento internacional realizado de 11 a 14 deste mês no IFRN - Natal.

O evento é organizado pelo Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (United Nations Office for Outer Space Affairs - UNOOSA), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Espacial de Pesquisas Espaciais (INPE), Prefeitura de Parnamirim, IFRN e UFRN.

No estande da Prefeitura estava sendo apresentado estrutura e sistemas próprios que inclui rede de dados, rede sem fio e data Center e vários projetos, com destaque para a implantação do Núcleo do Parque Tecnológico Trampolim da Vitória, focado em Tecnologia Aeroespacial e Sistemas de Gestão Pública e previsto para 2019.

Ao todo, cerca de 250 participantes de 30 países participaram do Simpósio, que teve como objetivo divulgar a tecnologia de nano satélites para o desenvolvimento de tecnologias espaciais na América Latina e Caribe. Os nano satélites são satélites artificiais com dimensões e massa reduzidos, com menos de 500kg e baixo custo de fabricação e lançamento.

De acordo com o secretário adjunto do GCTI, Dario Medeiros, a participação da Prefeitura como parceria é muito importante. "A gestão atual vem trabalhando forte o tema 'Parnamirim, cidade espacial, digital, inteligente e humana', desenvolvendo um ecossistema favorável para capacitação e geração de profissionais que atenderão a demanda futura, um exemplo é a implantação do Núcleo do Parque Tecnológico Trampolim da Vitória (N-PTTV), prevista para 2019", esclareceu Dario.

O engenheiro do INPE, Manoel Carvalho, um dos organizadores do evento, falou da importância do evento no estado. “Aqui reunimos profissionais com muito conhecimento, compartilhamos informações. Inclusive, muitas pessoas de outras cidades e países não sabiam do avanço da tecnologia em nosso estado”, esclareceu.

Postado Por: Juliana Grace Nóbrega de Medeiros