JUVEP´S em Parnamirim animam o cenário esportivo no RN - 14/03/2018

O fim de semana será uma celebração ao esporte em Parnamirim, com a realização de mais uma rodada de competições dos Jogos da Juventude Escolar - JUVEP´s 2018. O torneio abriu sua segunda edição na última quarta-feira (12), para uma média de 2.500 alunos no município e segue até 29 de setembro.

"O esporte confere mais saúde e cidadania e incentivá-lo é também reconhecer o talento e a dedicação dos nossos alunos. O desempenho deles como atletas tem elevado o esporte no estado desde o nível local até o internacional", disse o Prefeito Rosano Taveira.

Um desses talentos é o jovem João Gabriel Lira Ramos, atleta do Instituto de Desporto de Pium e integrante da seleção brasileira sub 15 de judô, escolhido para fazer o juramento da abertura dos JUVEP´S em nome de todos os atletas.

De acordo com  o Secretário Ricardo Wagner, titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SETEL), Parnamirim hoje é um celeiro de atletas que encontrou na Prefeitura, apoio para o seu desenvolvimento e a participação em competições. "Eventos como os Juvep´s são de grande valor para os olheiros que estão em busca da revelação de novos campeões", disse.

Fim de semana vem no pique das competições

Hoje (14), o esporte de combate leva o judô para movimentar atletas e a torcida no Ginásio Antenor Neves, em Emaús. E a piscina do campus IFRN em Parnamirim recebe os feras da natação para uma emocionante competição com expectativa de grande público, assim como no ano passado. E para fechar o dia, tem voleibol em dupla com concentração das equipes na Praça Aluízio Alves, no Parque Industrial.

Amanhã, sábado (15), a partir das 09h, atletas entram em cena com suas pranchas bodyboard sobre as ondas na Praia de Cotovelo, compondo um belo quadro que alia o esporte à natureza.
O mesmo sábado (15) traz também a alegria do Surf rebentando as ondas e  impressionando a visão dos banhistas numa disputa única. E mais uma vez, o voleibol em dupla esquenta a Praça Aluízio Alves, no Parque Industrial, na manhã e pela tarde, o que se repete também no domingo (16).

JUVEP´s, um gigante do esporte no estado

O torneio dos JUVEP´S já nasceu grande, com 1.500 alunos em 2017, chegando a 2.500 participantes na atual edição. "O sucesso da edição passada apontou que o evento seria ainda maior neste ano, conferindo alto prestígio ao esporte no Rio Grande do Norte", disse o titular da SETEL, Ricardo Wagner.

Neste ano, subiu de 19 para 22, o número de modalidades inscritas nos JUVEP´S,com a participação de 60 escolas das redes municipal, estadual, instituições de ensino privado e uma instituição de ensino federal. O mascote foi eleito por meio de concurso realizado para estudantes, e elegeu o aviãozinho TRAMPOLOWSKY, criado pelo aluno Edgar Paulino, da Escola Municipal Nossa Senhora da Guia.

Atletismo, basquete, body board, conhecimentos, capoeira, futebol, futebol de areia, futsal, handebol/areia, judô, jiu-jitsu, luta olímpica, karatê, natação, muay thay, surf, taewkoondo, voleibol, voleibol dupla, tênis de mesa, queimada e xadrez compõem estas modalidades.

As categorias são mamadeira, fraldinha, pixotinho, mirim, infantil, cadete, adulto e deficiente, para masculino e feminino. Os vencedores levam troféus e todos os participantes ganham medalhas.

Os atletas recebem medalhas de participação após as competições. A cerimônia de entrega dos troféus dos Juvep´s 2018 será realizada em outubro no Cine Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva. "É uma forma de conferir maior prestígio aos premiados e aproximá-los de um equipamento público que muitos alunos talvez ainda não conheçam", encerra Ricardo Wagner, titular da SETEL.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior