Prefeitura promoverá ações no sábado,15, Dia Mundial da Limpeza - 13/09/2018

A Prefeitura de Parnamirim estará realizando uma série de ações em torno do Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste sábado (15). A ideia é promover uma conscientização na sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

"Essa consciência sobre a limpeza urbana enquanto fator de promoção à saúde nas comunidades, deve ser vivenciada por cada cidadão, cada gestor, para avançar na melhoria da qualidade de vida no município", disse o Prefeito Rosano Taveira.

As ações da  Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SELIM) em torno da data serão realizadas na Praia de Cotovelo, a partir das 09h00 deste sábado, nas proximidades do Dunas de Cotovelo Resort, em parceria com a Associação dos Moradores e Veranistas da Praia de Cotovelo (Promovec).

"Teremos uma equipe da SELIM e da empresa de coleta presentes no local, disponibilizando luvas e sacolas para coletas de materiais sólidos e úmidos. Todo material seco será direcionado para o grupo de catadores Ambiente e Movimento", disse Gutemberg Xavier,  o Secretário da SELIM.

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) participará da ação por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), disponibilizando uma barraca na praia de Pirangi com orientações aos banhistas sobre a limpeza das praias, das 08h30 às 11h30.

"Além disso, vamos orientá-los a não levarem os seus os cães às praias, o que é proibido por lei municipal, para evitar a contaminação da areia com fezes e urinas destes animais. Distribuíremos brindes e rações em um mutirão de limpeza com participação de 50 alunos da Uninassau", disse Josivan Gomes, coordenador do CCZ.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura também está planejando ações para o Dia Mundial da Limpeza a partir das próprias escolas da rede pública municipal de ensino.

O Dia Mundial de Limpeza é uma ação que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias e praças e parques, em 150 países, para 24 horas de limpeza.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior