Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Saúde realiza capacitação para projeto Resposta Rápida à Sífilis - 06/09/2018

A Prefeitura de Parnamirim promoveu na tarde de hoje, 06, uma capacitação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que serão polos de atendimento para administração da penicilina benzatina – tratamento da Sífilis. O treinamento foi realizado na Associação dos Moradores do Jockey Clube com a participação de Gerlane Alves, coordenadora do IST/Aids; Chyrly Elidiane apoiadora do Ministério da Saúde no Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção e Glauber Lucena, da Vigilância Epidemiológica.

A UBS do Jockey Club será referência para o tratamento da Sífilis. De acordo com Gerlane Alves a descentralização na administração da penicilina benzatina se faz necessária porque o País vive um surto da doença. Dados apresentados por Glauber Lucena durante o treinamento mostraram que até o dia 22 de agosto foram registrados 43 casos de sífilis adquirida, 29 de sífilis gestante, 12 sífilis congênita, conforme fonte do Sinan.

O projeto “Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção” é uma estratégia de cooperação técnica que envolve o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Organização Panamericana da Saúde (OPAS).

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), curável e de caráter sistêmico, causada pela bactéria Treponema Pallidum. A infectividade por transmissão sexual é maior (cerca de 60%) nos estágios iniciais (primária, secundária e latente recente), diminuindo gradualmente com o passar do tempo (latente tardia e terciária). Pode ser transmitida também da mãe para o feto, causando consequências, como aborto, natimorto, parto pré-termo, retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, lesões de pele e malformações, com mortalidade em torno de 40% nas crianças infectadas. Segundo a OMS, a sífilis atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. Uma de suas manifestações mais danosa, a sífilis congênita, contabiliza 1,6 milhões de casos.   

CRONOGRAMA DE CAPACITAÇÃO ( Unidades Básicas de Saúde)

PRIMAVERA

10/09/2018

13h30 às 17H

PARQUE INDUSTRIAL

11/09/2018

13h30 às 17H

PASSAGEM DE AREIA I

13/09/2018

13h30 às 17h


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+