SESAD reforça pré-campanha de vacinação antirrábica - 06/09/2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) reuniu hoje (06) agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, além de estudantes do curso de medicina veterinária para avaliar e impulsionar a pré-campanha de vacinação antirrábica. Desde segunda-feira passada (27) já foram administradas mais de mil vacinas.

"Esta reunião é para fornecer orientações aos agentes e definir as estratégias para as próximas ações da pré-campanha de vacinação antirrábica nos postos fixos do município", disse o coordenador do CCZ, Josivan Gomes.

O médico veterinário Abelardo Machado deu orientações a respeito do ciclo urbano da raiva. "Os sinais clínicos da raiva em cães e gatos são agressividade, fobia de lugares iluminados e salivação excessiva", disse. No caso dos morcegos, os animais trocam os hábitos noturnos pelos diurnos, passando a ser vistos voando e se alimentando durante o dia.

Segundo Josivan Gomes do CCZ, no caso dos morcegos, as pessoas devem estar atentas e seguir as recomendações. “Se encontrar um morcego suspeito de raiva, não tenha contato direto. Vivo ou morto, o animal não deve ser tocado. Chame os agentes e aguarde”, disse.

Em caso de mordida, arranhão ou contato com morcego lave o local com água corrente e sabão e procure imediatamente assistência médica. À noite, se ele estiver voando dentro de casa, abra todas as janelas para que o animal encontre a saída sozinho. Se o bicho estiver no chão, coloque um objeto (balde ou bacia) sobre ele, tomando cuidado para não tocar no animal. Afaste pessoas e animais do ambiente onde o morcego se instalou e isole o local.

29 DE SETEMBRO SERÁ O DIA D DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

A meta para o dia D é vacinar 27 mil cães e 9 mil gatos. Vale lembrar que até lá, a vacinação poderá ser feita de segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 16h nos seguintes endereços:

Centro de Controle de Zoonoses Rua Tijuca, 01, Cajupiranga, ao lado da Escola Mul. Joana Alves
Casa de Apoio do Calazar Rua Mena Barreto, 30, Centro, próximo à clínica de ortopedia UNOTRAUMA
Casa de Apoio da Dengue Avenida dos Eucaliptos, 62, Cidade Verde, próximo ao Condomínio Bosque dos Eucaliptos / Rua Aeroporto do Galeão, Parque Industrial, próximo ao Ação Colégio e Curso / Rua Padre João Maria, 17, Cohabinal, próximo à escola de informática Aliança / Rua Acre, 69, Rosa dos Ventos, lateral do muro da BONOR / Rua Foz do Iguaçu, 143, Passagem de Areia, próximo à escola estadual Roberto Krause / Rua Getúlio Vargas, Santos Reis, vizinho ao restaurante popular.
Unidade de Saúde de Nova Esperança Rua Soldado Willian, s/n, Nova Esperança, próximo à UPA

Confira o cronograma da pré-campanha de vacinação antirrábica

14/09 Parque das Árvores (Mercadinho Dona Marilene e Instituto dos Cães)
15/09 Nova Parnamirim/ Pet Shop Rações