Consultora da Unesco acompanha ações do Criança Feliz da Semas - 04/09/2018

Parnamirim foi um dos três municípios do Rio Grande do Norte selecionado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) para receber a visita de uma consultora da Unesco para acompanhar os trabalhos das equipes do Programa Criança Feliz no município.

A visita da consultora tem como objetivo fazer uma análise das ações desenvolvidas pelo município, dentro do projeto, permitindo a coleta de dados a partir das próprias experiências das equipes.

De acordo com Denise Carvalho, consultora escolhida pela Unesco para acompanhar os trabalhos desenvolvidos no município, a ideia é verificar como o município tem atuado, mostrando seus desafios e soluções.

“As experiências que Parnamirim vem desenvolvendo vão servir para o município de outros estados que estejam com dificuldade de implementação ou enfrestando alguns desafios”, disse.

Para a Rita de Cássia, coordenadora da equipe do Criança Feliz do CRAS Passagem de Areia, o programa tem sido muito importante em apenas um ano de implantação tem feito a diferença na vida de muitas crianças e seus cuidadores.

Segundo ela, que coordena uma equipe que acompanha 180 famílias, o fato de Parnamirim ter sido selecionado mostra o quanto o município tem se tornado referência na execução e desenvolvimento de ações dentro do programa.

“Depois que passamos a acompanhar essas crianças, elas têm apesentado desenvolvimento, melhoras na afala, nas habilidades cognitivas, mostrando o poder transformação que o programa oferece”, comentou.

O programa Criança Feliz tem por finalidade o fortalecimento de vínculos entre cuidador e a criança, seja mãe, pai outro ente familiar e também o estímulo através do método CDC (Cuidados para o Desenvolvimento da Criança) como auxílio de brinquedos fabricados a partir de materiais recicláveis para estimular o desenvolvimento das crianças.

As visitas são semanais, nas quais as visitadoras realizam atividades que estimulam as todas as dimensões como as sensoriais, cognitivas e coordenação motora, principalmente na primeira infância.

“O programa contempla crianças de zero a três anos, inseridas no programa Bolsa Família e crianças de zero a seis anos contempladas pelo programa BPC na Escola e crianças com deficiência, desde que também estejam inseridas no BPC”, explicou.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro