Prefeitura comemora o 1º ano do Setembro Cidadão em Parnamirim - 03/09/2018

O Prefeito Rosano Taveira participou no último sábado (01), na Escola Municipal Professora Jacira  Medeiros de Sousa Silva, em Nova Esperança, do projeto Nossa Comunidade, marcando o 1º ano de atuação do programa Setembro Cidadão em Parnamirim. O Juiz Jarbas Bezerra, um dos seus idealizadores, também esteve no evento, ao lado do procurador de justiça André Mauro.

“Há um ano, Parnamirim acolheu os guardiões da democracia e da cidadania de braços abertos. Toda ação que traz benefícios à comunidade deve ser celebrada”, disse o Prefeito Rosano Taveira, a respeito da parceria dos idealizadores do Setembro Cidadão.

Além do apoio da Prefeitura de Parnamirim e do MInistério Público, o projeto Nossa Comunidade também teve a colaboração da Associação dos Moradores de Nova Esperança. Na ocasião, foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicose, orientação nutricional e de saúde bucal com aplicação de flúor, zumba, emissão de carteira de estacionamento para o idoso, entre outros.

"Parnamirim está de parabéns por ter acolhido há um ano o Setembro Cidadão, aderindo ao Programa Brasileiro de Educação Cidadã. Estamos presenteando a escola com as cartilhas deste programa", disse o Juiz Jarbas Bezerra.

O Prefeito Taveira participou do evento acompanhado pelos secretários municipais da SEMEC, Ana Lúcia Maciel, SESDEM, Marcondes Pinheiro e o adjunto Joselito Xavier, e da SETEL, Ricardo Wagner, além do Chefe do Gabinete Civil, Wolney França.

SETEMBRO CIDADÃO

Há um ano, pela primeira vez, a Prefeitura de Parnamirim abriu as portas para o programa Setembro Cidadão, que durante o período de um ano, trabalhou valores éticos, morais e cívicos junto às escolas do município. Idealizado pelo Juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira, o Setembro Cidadão é parte do PROBEC - Programa Brasileiro de Educação Cidadã, da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.

Ana Lúcia Maciel, secretária da Educação, comemora a parceria da Prefeitura com o Setembro Cidadão. "Educar para formar cidadãos é um processo a longo prazo, um investimento desafiador, mas, encarado com muita seriedade e excelentes parcerias, por isso, já rende bons frutos nas escolas e nas comunidades onde elas estão inseridas", concluiu a secretária.

NOSSA COMUNIDADE

O projeto Nossa Comunidade é mais uma ação que abriu os portões da Escola Jacira Medeiros em um final de semana, por meio do projeto Escola Aberta, do Ministério da Educação. "A escola Jacira Medeiros e os moradores de Nova Esperança têm fortalecido uma parceria ao longo de muitas atividades em torno da educação. Na última quinta-feira, em parceria com o ITEP na escola, emitimos mais de cem documentos de identidade para a comunidade", disse o vice-gestor Edilberto Cleutom.

No último sábado (01) também foram oferecidas orientações e conciliações para casos de divórcio, pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade, realizado pela Promotoria de Justiça de Parnamirim.

O projeto Nossa Comunidade busca promover o empoderamento social oferecendo soluções para problemas referentes à cidadania. A ideia é incentivar a participação da sociedade na promoção dos seus direitos, com apoio do Ministério Público.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior