Cidadãos contribuem com propostas no fórum Selo UNICEF - 29/08/2018

Uma média de 120 pessoas participou do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF realizado hoje (29) pela Prefeitura de Parnamirim no auditório da Universidade Maurício de Nassau. O Selo Unicef é um reconhecimento internacional conquistado pelos municípios que atingem bons resultados em prol de mais qualidade de vida para crianças e adolescentes. O próximo fórum está agendado para 2020.

"Parnamirim está pleiteando pela quinta vez o Selo UNICEF, sendo o único município do RN a ter conquistado a certificação pela quarta vez, o que indica um alinhamento com os ideais e as ações que mobilizam os debates mais importantes em torno de temas como educação, saúde e assistência social no mundo", disse o Prefeito Rosano Taveira.

Representando o Prefeito Taveira no Fórum, a vice-prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social Elienai Cartaxo, disse que o Selo Unicef discute melhorias para garantir os direitos da criança e do adolescente no município, formando valores de cidadania e garantindo um futuro com mais oportunidades e dignidade para todos.

Ana Lúcia Maciel, atual articuladora do Selo Unicef e Secretária Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim, disse que o fórum promove um diagnóstico sobre o olhar que a gestão pública e os cidadãos estão tendo sobre vários desafios que precisam ser enfrentados em parceria, em especial, a respeito de crianças e adolescentes.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) afirmou que o 1º Fórum Selo Unicef é um marco da mobilização de todos os setores de Parnamirim em torno da condução das políticas públicas sobre o tema. E garantiu que está para ser lançado até o final do ano, mais um edital para garantir recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) a projetos voltados para crianças e adolescentes no município.

Lançado em 1999, o Selo UNICEF Município Aprovado é uma das mais inovadoras metodologias para implantação de políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Para conquistar seu 5º Selo UNICEF, Parnamirim precisará ter pontuado em pelo menos 60% dos indicadores estabelecidos pela UNICEF, como erradicação de pobreza, boa saúde e bem-estar e educação de qualidade.

A realização do 1º Fórum Selo Unicef Município Aprovado garante que as propostas levantadas nas 11 oficinas temáticas do evento, pelos cidadãos, técnicos, gestores e todas  as representações sociais presentes, façam parte da estratégia de implementação das ações do UNICEF no município.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior