Paratletas se destacam na maior competição paralímpica do país - 23/08/2018

Em reconhecimento ao apoio da Prefeitura de Parnamirim, uma comissão de paratletas da natação apresentou hoje (23) ao Prefeito Rosano Taveira, duas medalhas de prata e uma de bronze conquistadas no Circuito Loterias Caixa, o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, no estado de São Paulo.

"O incentivo ao esporte tem sido um dos compromissos de nossa gestão, que tem feito todo esforço possível, apesar da crise financeira, para reconhecer e valorizar a dedicação dos nossos atletas e paratletas", disse o Prefeito Rosano Taveira.

Com o feito, os paratletas de Parnamirim irão competir, no próximo mês de outubro, ao lado dos oito melhores do país em suas categorias, na última etapa nacional de natação do Circuito Loterias Caixa, que acontecerá no Centro Paradesportivo Brasileiro do estado de São Paulo.

"Sem o apoio da Prefeitura de Parnamirim, seria impossível aos nossos paratletas obter o reconhecimento que têm hoje em competições nacionais", disse Wilma Farkatt, coordenadora da Fundação Miriam da Câmara Leite, que reúne os paratletas.

PARATLETAS APRESENTAM EXCELENTES RESULTADOS

Além das medalhas conquistadas no Circuito Loterias Caixa, a comissão de paratletas com deficiência intelectual apresentou ao Prefeito Taveira, oito medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Paradesportivos Escolares do RN neste ano.

"O que impressiona é que nossos paratletas são muito jovens, alguns com 15 e 16 anos de idade, e já têm resultados excelentes quando comparados a outros atletas mais velhos e experientes, nas mesmas categorias", disse Wilma Farkatt.

Adnilson Duarte é um exemplo disso. Aos 16 anos e apenas dois de treino, ele é o 2º melhor paratleta da natação do Brasil nos 200m livre e também conquistou medalha de bronze nos 100m livre. "Meu sonho é chegar à seleção brasileira", disse. Esse feito vai depender apenas do seu desempenho na próxima competição nacional.

Jadson Oliveira já é mais conhecido e experiente, apesar de ter apenas 20 anos de idade. Ele é o paratleta que tem o segundo lugar nacional na natação, categoria 200 medley.

A paratleta Maria Cláudia, com 15 anos incompletos, é uma revelação na natação paralímpica. Ela conquistou cinco medalhas de ouro nas seletivas dos Jogos Paradesportivos escolares deste ano, e no ano passado, competindo com todas atletas de todo o Brasil, ganhou três medalhas de prata e duas de bronze, nestes mesmos jogos.

No próximo mês de novembro, Maria Claudia, Adenilson e João Felipe vão participar do maior campeonato mundial de paradesporto para estudantes, o Escolar Paralímpico, que também ocorrerá no Centro Paralímpico em São Paulo. Kleiton Augusto e Edson Avelino são outros paratletas que conquistaram medalhas na categoria escolar.

A Fundação Mirian Leite, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência, utilizando como principal recurso a prática esportiva.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior