Servidores da assistência social participam de capacitação - 22/08/2018
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) está promovendo um novo ciclo de capacitação, desta vez, para profissionais do serviço de proteção básica, iniciado ontem (21) e que prossegue até amanhã (23).
De acordo com a palestrante e adjunta da SEMAS, Kátia Soares, estas capacitações passaram a ser oferecidas sistematicamente desde o ano passado. Este é o segundo ciclo deste ano. Em setembro, a programação será voltada para o serviço de proteção especial.
A condução dos debates hoje (22) girou em torno dos serviços oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). Ontem (21), foram realizadas oficinas de capacitação para o Cadastro Único. Em setembro, terão início as capacitações para o serviço de proteção especial.
De acordo com Laura Malaquias, psicóloga do planejamento e vigilância socioassistencial da SEMAS, cada profissional recebeu hoje (22) um modelo de prontuário de atendimento do SUAS (Serviço Único de Assistência Social), por meio do qual foram sendo esclarecidas dúvidas e sendo discutidas estratégias profissionais.
A adjunta Kátia Soares explicou que o uso correto do prontuário do SUAS permite montar um diagnóstico, monitoramento e avaliação dos serviços oferecidos às famílias acompanhadas. "Todas as informações necessárias estão neste documento, que apresenta riscos, vulnerabilidades, recursos e possibilidades sobre os atendimentos", disse.
"Captar as circunstâncias sociais do indivíduo e da sua família são determinantes para sua proteção. A partir daí, são apresentadas as estratégias de ação e objetivos a serem alcançados", finalizou Maria Auxiliadora Medeiros, coordenadora de planejamento da SEMAS.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM