FUNPAC tem agenda movimentada em torno de espetáculo anual - 21/08/2018
A Fundação Parnamirim de Cultura (FUNPAC), por meio do seu Núcleo de Dança, tem uma agenda intensa de atividades em torno do grande espetáculo que irá celebrar, em dezembro, os projetos artísticos realizados ao longo de 2018, com o tema "Dom Quixote em Parnamoscou".
"O espetáculo de fim de ano, que celebra nossas atividades culturais, é sempre muito esperado e costuma lotar as sessões no Cine Teatro Municipal, com a presença dos nossos artistas, ballet municipal e das famílias envolvidas", disse o diretor-presidente da FUNPAC, Haroldo Gomes.
De acordo com Luís Carlos, pesquisador cultural da FUNPAC, várias atividades são tradicionalmente desencadeadas pelo espetáculo de fim de ano. Hoje (21), por exemplo, houve a apresentação de uma dança flamenca com inovações contemporâneas, pela Professora de dança da FUNPAC, Thaíse Galvão, realizada no mezanino do Cine Teatro. Tudo para atrair o público para o "D. Quixote em Parnamoscou", previsto para estrear em dezembro.
De acordo com a professora Thaíse, as mães participam da construção do mosaico de 12,5 de largura por 6,5 de altura, composto por cem mil tampinhas de garrafa, após as aulas de dança mix, que são oferecidas enquanto elas aguardam suas filhas saírem das aulas de ballet, quatro vezes por semana, para mais de quinhentas alunas.
Dentre estas atividades, o Núcleo de Dança promoveu uma palestra sobre Dom Quixote, proferida por Maria Teresa Barreto, professora doutora da UFRN e autora de "Dom Quixote da Taboa, para alunas matriculadas no ballet municipal e suas famílias, no mês passado.
Além disso, os pais das alunas do ballet municipal estão prestes a iniciar a leitura do Livro Dom Quixote de La Mancha, numa adaptação de Ferreira Gullar, com o Clube de Leitura do Núcleo de Dança da FUNPAC.
Em setembro, haverá contação de história com o projeto "Parnamirim, Um Rio Que Flui Para o Mar da Leitura" para o público Infanto-Juvenil.
Nos últimos dias de setembro, os planos são para uma viagem com os alunos e a equipe do Núcleo de Dança da FUNPAC para São Miguel do Gostoso, onde o Parque Eólico servirá como alusão aos moinhos de vento, muito lembrados na obra literária mais famosa de Miguel de Cervantes.
"Firmamos parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de São Miguel do Gostoso, onde será armado um palco na Praia da Xepa, onde teremos apresentações culturais, com destaque para as danças espanholas, dentre outras", disse Luís Carlos, da FUNPAC.
"Também faremos, em outubro, uma visita às três primeiras construções mais antigas de Parnamirim, no Lado Oeste da Base Aérea, onde ficavam abrigados os primeiros aviadores a aterrissar em Parnamirim, há mais de 80 anos", encerrou o pesquisador cultural Luís Carlos.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM