Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Educação inaugura biblioteca escolar no bairro Cajupiranga - 20/08/2018

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), por meio do projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", inaugurou no último sábado (18), a biblioteca escolar André Neves, na Escola Municipal Prof. Edmo Pinheiro Pinto, em Cajupiranga.

"Nossas crianças estão tendo acesso ao acervo e à presença ilustre de André Neves, um dos autores e ilustradores mais prestigiados da literatura infantil. Parabéns aos mediadores de leitura por proporcionar essa riqueza literária para a comunidade escolar em Cajupiranga", disse a titular da SEMEC, Ana Lúcia Maciel. 

Em Parnamirim, devido ao trabalho contínuo do projeto Rio de Leitura, que há dez anos capacita mediadores de leitura, 100% das escolas municipais de ensino público contam com bibliotecas escolares. A inauguração, portanto, é o momento em que se oficializa o espaço com o nome de um autor homenageado.

"Quero parabenizar Luciano Leite, gestor da escola e toda a equipe pela escolha do nome, o renomado escritor e ilustrador, André Neves. Garantir um espaço de leitura literária não é um privilégio para as elites, é um direito de todos, que além disso permite o exercício pleno da democracia", acentuou a Secretária Ana Lúcia Maciel.

A solenidade, plena de imagens e verbos, anunciavam a importância do escritor André, que passeou na emoção de Ananias e Sofia, Sebastiana e Severina e tantos outros personagens que saltaram dos seus livros e estavam vivos na escola. 

"Com palavras marcadas pelo acento típico de quem nasceu em Recife, André Neves repetiu aquilo que o Rio de Leitura tem, perseverantemente repisado, ou seja, que a biblioteca é o coração de uma escola", disse Angélica Vitalino, técnica do projeto premiado como o segundo melhor do Brasil, pela Fundação Nacional da Literatura Infanto-juvenil.

André Neves recebeu presentes em forma de grafite, rendas de bilro, glacês de bolo, passos brincantes do pastoril em enlaces de amor. E foi coroado. Em troca, doou horas de seu tempo doando frases de afeto para professores, tirando fotos e compartilhando histórias com as crianças.  Histórias soltas presas no Edmo Pinheiro para sempre!

O escritor que já coleciona tantos prêmios nacionais e no mundo, agora coliga amigos de Cajupiranga, através das vozes das mediadoras de leitura Laíse Nóbrega e Francisca de Assis e de todo o corpo docente da escola.  

"Hoje podemos dizer que os livros de leitura literária povoam todas as nossas escolas e com mediadores de leitura que fazem toda a diferença. Estou encantada com a participação da comunidade , crianças talentosas que já demonstram amor pela leitura literária, isso é fruto da semente plantada deste pequeno rio que flui para o mar da leitura. Parabéns a todos!", encerrou a titular da SEMEC, Ana Lúcia Maciel.

André Neves é considerado um pesquisador das ilustrações e reconhecido em todo o mundo na área. É vencedor do Jabuti 2003 Juvenil, e do Açorianos de Literatura em 2004, 2006 e 2009. Conquistou o Selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para Tom e Entre nuvens, recebeu o troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil da Revista Crescer e já integrou o Catálogo de Bolonha. 

Os livros Um pé de vento e Tom (texto e ilustrações) e Planeta Caiqueria, de Hermes Bernardi Jr (ilustrações de André), estão na relação do Elefante Letrado, que é uma prestigiada plataforma de leitura para escolas, voltada ao desenvolvimento do hábito e compreensão leitora em alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

 

Colaboração: PARNAMIRIM, UM RIO QUE FLUI PARA O MAR DA LEITURA


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+