SEMEC inicia diálogos para prevenir uso de drogas nas escolas - 17/08/2018

O Núcleo Psicossocial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) iniciou nesta semana, mais um ciclo de diálogos nas escolas visando prevenir e combater o uso indevido de drogas. A primeira a receber esta programação foi a Escola Municipal Senador Carlos Alberto de Souza, em Passagem de Areia. O trabalho foi realizado mediante a sensibilização e a educação para ações que podem ser tomadas  para enfrentar a questão.

"Abordar o problema social das drogas sob a ótica da educação é um desafio que precisa do apoio de todos, inclusive, das famílias, no sentido de alertar para os efeitos devastadores causados pelo seu uso na saúde física e emocional do indivíduo. Essa reflexão é necessária e urgente, devendo ser feita continuamente", disse a titular da SEMEC, Ana Lúcia Maciel.

De acordo com Elisângela Fonseca, assistente social do Núcleo Psicossocial da SEMEC, as próximas ações serão no dia 21 de agosto, próxima terça-feira, na Escola Municipal Desembargador Silvino Bezerra Neto, em Santa Tereza e na sexta-feira (24), na Escola Municipal Jacira de Medeiros, em Nova Esperança.

Nestas palestras, algo muito bonito sempre acontece. "Estamos dialogando com cada adolescente no sentido de reforçar seu empoderamento para a construção de um projeto de vida, que para ser alcançado, precisa levá-lo a se desviar dos maus caminhos, das drogas, violência e outros problemas sociais", disse a assistente social Elisângela Fonseca.

Esse trabalho preventivo ao uso de drogas é feito mediante oficinas e palestras que tem o apoio da Psicóloga Valeska Fernandes e da assistente social Cristiany Torres, do Núcleo Psicossocial da SEMEC. "A ação está contemplada no Plano Municipal de Políticas sobre Drogas", encerrou a assistente social Elisângela Fonseca.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior