Escola em Emaús tem ação do Agosto Lilás com apoio do CREAS - 17/08/2018

O Agosto Lilás é uma mobilização nacional que apresenta a violência contra a mulher como um assunto para ser discutido por toda a sociedade, inclusive, pelas escolas. Em Parnamirim, a Escola Municipal Josafá Sisino Machado, em Emaús, realizou ontem (16), um importante debate neste sentido, com o apoio de técnicos do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

"As escolas são, por excelência, espaços de educação e convivência para as famílias, sendo portanto, ideais para conferir força a debates que pedem nossa atenção, como é o caso do Agosto Lilás e as medidas necessárias ao enfrentamento da violência contra a mulher", disse Ana Lúcia Maciel,   titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

A Escola Josafá Machado convidou a coordenadora e assistente social do CREAS, Andreia Farias e a advogada Roberta Rivera para esclarecer sobre os caminhos para denúncia da violência contra a mulher. A articulação foi por meio do Núcleo Psicossocial da SEMEC.

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social apontam que houve onze crimes de feminício em 2017 no RN, ano em que foram abrigadas vinte mulheres de Parnamirim vítimas de violência doméstica na Casa Abrigo Clara Camarão, localizada em Natal.

No presente ano, caiu para cinco o número de mulheres de Parnamirim vítimas de violência que estão recebendo assistência da Casa Clara Camarão, abrigo com o qual a Prefeitura de Parnamirim firmou um convênio, de acordo com a coordenadora do CREAS, Andreia Farias.

"Além de ligar para o disque denúncia 180, as vítimas podem fazer a denúncia na delegacia especializada da mulher", disse Andreia Farias, palestrante do evento na Escola Josafá Machado, que abordou a violência doméstica, familiar, de gênero e o feminicídio, crime hediondo no Brasil praticado com fins de perseguir e matar pessoas do sexo feminino.

Esse tipo de palestra realizado pelo CREAS na Escola Josafá Machado é um trabalho que não para nunca. "Promovemos estes diálogos de cuidados com a integridade da mulher e o empoderamento feminino no combate à violência, em todos os nove Centros de Referência de Assistência Social no município", disse Andreia Farias, coordenadora do CREAS.

O CREAS em Parnamirim tem trabalhos, inclusive, com um grupo de mulheres vítimas de violência, no sentido de oferecer apoio psicológico, social e jurídico, apontando os caminhos para as denúncias. É o grupo Lumiar. O CREAS fica localizado na Rua Aspirante Santos, N.º 239, em Santos Reis.

Tem também um grupo que acolhe os agressores que cometem violência contra a mulher e estão com processo de juizado. É o "Reconstuindo o Self", que tem dois encontros mensais, totalizando doze a cada seis meses.

"A Prefeitura de Parnamirim tem muitos serviços voltados à prevenção contra a violência que atinge as mulheres e também, para combater este grave problema social. O CREAS está de portas abertas, bem como todas as unidades da Assistência Social para prestar esses serviços e ampliar este diálogo", encerrou a coordenadora do CREAS, Andreia Farias.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior