População é convidada para Fórum Comunitário do Selo Unicef - 17/08/2018

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef, edição 2017- 2020, convida a população a participar do 1º Fórum Comunitário que ocorrerá no próximo dia 29 de agosto, uma quarta-feira, das 07h30 às 13h, no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), situado à Avenida João XVIII, N.º 704, na Cohabinal, em Parnamirim.

De acordo com Ana Lúcia Maciel, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e articuladora do Selo Unicef, o objetivo do fórum é possibilitar um espaço de encontro, disseminação de informações e diálogos sobre as políticas públicas municipais a favor da criança e do adolescente.

"Ouvindo e envolvendo a comunidade na elaboração do Plano de  Ação do município, podemos contribuir melhor para que as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes sejam desenvolvidas com excelência, atendendo aos cidadãos", disse a titular da pasta de educação, Ana Lúcia Maciel.

A ideia  é reunir pais, mães, irmãos e irmãs, avós e avôs, famílias, educadores, profissionais de saúde, assistentes sociais, gestores municipais, empresas, adolescentes e todos e todas que possam de alguma forma contribuir e influenciar que os direitos dos meninos e das meninas sejam respeitados e garantidos.

Esta edição do Selo UNICEF traz ainda uma inovação, a Reunião Intermediária de Acompanhamento, instrumento para auxiliar os gestores municipais a avaliar se o Plano de Ação está sendo seguido e fazer os ajustes necessários para que o município chegue ao 2º Fórum Comunitário com mais e melhores resultados concretos para apresentar à comunidade.

A Prefeitura de Parnamirim participa do Fórum Comunitário do Selo UNICEF por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SETEL), Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Gabinete Civil, e dos Conselhos Municipais da Assistência Social, Saúde, da Criança e do Adolescente; do Conselho Tutelar e do IFRN de Parnamirim.

PARNAMIRIM E O SELO UNICEF

Parnamirim é o único município da Região metropolitana da capital potiguar a levar pela quarta vez consecutiva o Selo Unicef, que este ano está na edição 2017 – 2020.

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.

São certificados os municípios que alcançam as pontuações mínimas tanto no eixo das Ações Estratégicas quanto no eixo dos Indicadores de Impacto Social, conforme estabelecido no Guia Metodológico do Selo.

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e está articulado com iniciativas que têm como objetivo reduzir as disparidades regionais.

O sucesso do Selo é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes e do apoio fundamental de importantes empresas e marcas.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior