Sesad, Semec e Semas participam de palestra sobre síndrome rara - 15/08/2018
Profissionais da saúde, educação e da assistência social do município participaram, na manhã desta quarta-feira (15) de uma palestra sobre a Distrofia Muscular de Duchenne. A doença é uma síndrome rara e acomete crianças a partir dos dois anos de idade.
A palestra foi ministrada no auditório Clênio José dos Santos, localizado no Centro Administrativo pela especialista e fisioterapeuta Eduarda Luna, do Instituto Azimute Med, de São Paulo.
De acordo com Izabele Albuquerque, responsável pelo setor de Saúde e Estratégia na Família, da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), a palestra teve como objetivo passar a esses profissionais noções sobre a doença, permitindo a eles perceber os sinais da doença, podendo, dessa forma orientar melhor os pais em casos de diagnóstico positivo,
A palestrante explica que a doença acomete as crianças na primeira infância, causando-lhes uma fraqueza muscular progressiva, principalmente nos membros inferiores, o que causa a perda das funções motoras.
“São crianças que começam a cair mais, passam a ter dificuldades de subir escadas, de pular, de correr, de se levantar do chão por conta dessa fraqueza”, explica a palestrante.
Para a especialista, mesmo sendo uma doença rara é importante que os profissionais ligados à área da saúde tenham conhecimento sobre elas, para assim, poder orientar melhor pais e mães, permitindo um diagnostico precoce e um tratamento mais eficaz.
“É uma doença que tem uma herança genética, então essas famílias precisam ser aconselhadas e os profissionais precisam entender e conhecer a doença. Não podemos perder tempo de tratamento e de reabilitação, dando novas possibilidades para crianças que venham a desenvolver a doença”, justificou.
Postado Por:
Saulo Tarso de Castro
Fotografia de:
ASCOM