SEMEC oferece atendimento especial para alunos com surdez - 14/08/2018
O município de Parnamirim conta com um Núcleo de Atendimento à Pessoa com Surdez, destinado a cuidar melhor deste público e direcionado especialmente aos alunos da rede municipal. O núcleo atende na Escola Municipal Maria do Céu Fernandes, no bairro Santos Reis, às quintas e sextas das 07h00 às 11h30 e pela tarde, de segunda à quinta-feira, das 13h às 17h.
"Entre outras ações, o Núcleo de Atendimento ao Surdo em Parnamirim promove o curso de Libras e de Língua Portuguesa para surdos, capacitando também professores e a comunidade para lidar com as necessidades da pessoa com surdez", disse Ana Lúcia Maciel, titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
O gestor Antônio Alfredo, da Escola Maria do Céu, conta que através deste núcleo, alunos com surdez recebem acompanhamento especial, podendo desenvolver de modo mais rápido a leitura e a escrita, recebendo reforço na sua aprendizagem escolar.
No caso dos alunos, o núcleo pretende garantir os recursos específicos necessários ao seu atendimento educacional, como vídeos didáticos em linguagem de sinais e legendados, mapas, jogos pedagógicos adaptados e outros.
De acordo com Myrian Juliasse, gerente de desenvolvimento da Educação Especial, o Plano Municipal de Educação define que esse atendimento seja ofertado também aos alunos do ensino privado no município. "Este núcleo assegura o direito de igualdade previsto na Constituição Brasileira, aos educandos portadores de surdez em nosso município", disse a gerente.
QUEM FOI JOHN E. PETTERSON
O Núcleo de Atendimento ao Surdo em Parnamirim recebeu o nome do Pastor norte-americano John E. Petterson, que em missão no Brasil, nos anos 90, realizou o primeiro acampamento com surdos no país.
Petterson foi um dos maiores divulgadores da Língua Brasileira de Sinais no Brasil, tendo realizado um grande evento no Ceará, o primeiro seminário para surdos. Teve ações no município de Parnamirim e em países da América Latina, dedicando a vida a pessoas com esta deficiência.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM