Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

SEMEC oferece atendimento especial para alunos com surdez - 14/08/2018

O município de Parnamirim conta com um Núcleo de Atendimento à Pessoa com Surdez, destinado a cuidar melhor deste público e direcionado especialmente aos alunos da rede municipal. O núcleo atende na Escola Municipal Maria do Céu Fernandes, no bairro Santos Reis, às quintas e sextas das 07h00 às 11h30 e pela tarde, de segunda à quinta-feira, das 13h às 17h.

"Entre outras ações, o Núcleo de Atendimento ao Surdo em Parnamirim  promove o curso de Libras e de Língua Portuguesa para surdos, capacitando também professores e a comunidade para lidar com as necessidades da pessoa com surdez", disse Ana Lúcia Maciel, titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

O gestor Antônio Alfredo, da Escola Maria do Céu, conta que através deste núcleo, alunos com surdez recebem acompanhamento especial, podendo desenvolver de modo mais rápido a leitura e a escrita, recebendo reforço na sua aprendizagem escolar.

No caso dos alunos, o núcleo pretende garantir os recursos específicos necessários ao seu atendimento educacional, como vídeos didáticos em linguagem de sinais e legendados, mapas, jogos pedagógicos adaptados e outros.

De acordo com Myrian Juliasse, gerente de desenvolvimento da Educação Especial, o Plano Municipal de Educação define que esse atendimento seja ofertado também aos alunos do ensino privado no município. "Este núcleo assegura o direito de igualdade previsto na Constituição Brasileira, aos educandos portadores de surdez em nosso município", disse a gerente.

 

QUEM FOI JOHN E. PETTERSON

O Núcleo de Atendimento ao Surdo em Parnamirim recebeu o nome do Pastor norte-americano John E. Petterson, que em missão no Brasil, nos anos 90, realizou o primeiro acampamento com surdos no país.

Petterson foi um dos maiores divulgadores da Língua Brasileira de Sinais no Brasil, tendo realizado um grande evento no Ceará, o primeiro seminário para surdos. Teve ações no município de Parnamirim e em países da América Latina, dedicando a vida a pessoas com esta deficiência.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+