Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parnamirim lidera escolas certificadas pela UNESCO no RN - 08/08/2018

Parnamirim possui 12 escolas públicas entre as 23 escolas públicas e privadas  do Rio Grande do Norte que irão receber uma certificação de qualidade na educação conferida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). 

"Mais uma vez, a conquista do Selo UNESCO comprova a excelência de todos que fazem a educação em Parnamirim. Nossa gestão tem se esforçado na construção de uma cultura de paz e na formação dos valores de cidadania nas escolas ", disse o Prefeito Rosano Taveira.

Parnamirim foi o primeiro município do RN a conquistar no ano passado, por meio de uma escola pública, o Centro Infantil Jaci Ferreira de Castro, em Moita Verde, este selo de qualidade, passando a integrar a rede do Programa de Escolas Associadas (PEA) da UNESCO. 

Ao todo, 13 instituições municipais de ensino público em Parnamirim conquistaram o SELO PEA/UNESCO 2017, sendo que 12 o receberão pela primeira vez na cerimônia de entrega do prêmio, em Salvador (BA), durante o encontro nacional do PEA-UNESCO, que será realizado de 12 a 14 de setembro e uma, o CMEI Jaci de Castro, está renovando a conquista pioneira para a educação pública no estado.

O Selo é conferido pelo Programa das Escolas Associadas (PEA), da UNESCO, e se refere aos projetos inscritos nas edições 2017 e 2018 da rede, celebrando uma cooperação internacional por uma educação de qualidade para todos. 

"O fato de o CMEI Jaci de Castro ter renovado sua certificação para o Selo PEA/UNESCO mostra que a excelência no trabalho realizado pela educação em Parnamirim é contínua. É inspirador ver o que os professores estão realizando na escola, são projetos pedagógicos transformadores, que produzem frutos para além da comunidade escolar, para todo município", disse a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Ana Lúcia Maciel.

 

PARNAMIRIM É REFERÊNCIA PARA A UNESCO

"Uma coisa é certa, o município de Parnamirim fez o diferencial quando acreditou neste tipo de trabalho e na importância da rede PEA/UNESCO dentro da educação do RN, então será, sim, um município de referência para nós, na questão da rede pública, inclusive porque neste critério, foi o primeiro a obter o Selo", disse Flávia Nóbrega, responsável pelo desenvolvimento do trabalho na coordenação do PEA-RN.  

Para a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Ana Lúcia Maciel,essa conquista coroa os 60 anos de emancipação política de Parnamirim, a serem comemorados no próximo dia 17 de dezembro. 

"As escolas responderam positivamente ao incentivo feito pela SEMEC para que mais projetos fossem inscritos para concorrer ao Selo PEA/UNESCO. Parabéns aos nossos professores pelo trabalho de excelência que eleva a educação em nosso município", disse a titular da SEMEC, Ana Lúcia Maciel.

 

 
PRÊMIO TEM ABRANGÊNCIA INTERNACIONAL

De acordo com a UNESCO, uma escola PEA deve procurar meios inovadores e criativos para tornar o currículo e a aprendizagem escolar mais dinâmica e próxima da realidade dos alunos. 

O PEA tem como meta fundamental encorajar as escolas associadas a oferecer um tipo de educação de qualidade que promova inclusão e justiça social e eduque cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel tanto na comunidade local como global. 

Os 12 projetos inscritos por escolas públicas de Parnamirim e o outro, que manteve o Selo PEA/UNESCO para um centro infantil, destacaram o potencial do município, alinhados ao Ano Internacional do Turismo Sustentável, tema trabalhado pela UNESCO em 2017, além de outros, como o decênio da cultura afrodescendente, patrimônio histórico etc.

 

LISTA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PREMIADAS COM O SELO PEA/UNESCO

Além do CMEI Jaci de Castro, que manteve sua conquista, oito foram premiados nesta última edição do Selo PEA/Unesco (2017/2018): CMEI Tio Hermes, em Nova Esperança; CMEI Profa. Judith Aguiar, em Bela Parnamirim; CMEI Maria Dilma Lacerda de Lima, em Vale do Sol; CMEI Maria Leonor Freitas, em Monte Castelo; CMEI Eugênia Palhares, em Santos Reis; CMEI Mãe Sinhá em Bela Parnamirim; CMEI Lúcia Maria dos Santos, em Nova Parnamirim;  CMEI Maria do Socorro de Araújo Menezes, em Passagem de Areia.

As quatro escolas públicas que receberam a certificação PEA/UNESCO foram: Escola Municipal Francisca Canindé Avelino Batista, no bairro Parque de Exposições; Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em Nova Parnamirim; e a Escola Municipal Nossa Senhora da Guia e a Escola Municipal Maura de Morais, em Emaús.

Além das 12 escolas públicas de Parnamirim, receberão o Selo PEA/UNESCO no RN por projetos inscritos em 2017 e 2018, 4 escolas de ensino privado, sendo 3 de Natal e uma de Parnamirim; 4 da rede estadual; uma da rede pública municipal de Mossoró; uma do município de Santa Cruz; e uma  pertencente a uma ONG no bairro de Mãe Luiza, em Natal.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+