Educação em Parnamirim conquista 9 Selos da Unesco - 07/08/2018

Nove instituições de ensino público em Parnamirim conquistaram o Selo conferido pelo Programa das Escolas Associadas (PEA), da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que celebra uma cooperação internacional por uma educação de qualidade para todos. A certificação é referente aos projetos inscritos na edição 2017 do programa.

"Mais uma vez, a conquista do Selo UNESCO comprova a excelência de todos que fazem a educação em Parnamirim. Nossa gestão tem se esforçado na construção de uma cultura de paz e na formação dos valores de cidadania nas escolas ", disse o Prefeito Rosano Taveira.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) comemora hoje (07) a decisão sobre a certificação dos vencedores, ocorrida em Paris, na França. A entrega do prêmio será em Salvador, no encontro nacional do PEA-UNESCO, que será realizado de 12 a 14 de setembro, em Salvador (BA).

PRÊMIO TEM ABRANGÊNCIA INTERNACIONAL

De acordo com a UNESCO, uma escola PEA deve procurar meios inovadores e criativos para tornar o currículo e a aprendizagem escolar mais dinâmica e próxima da realidade dos alunos.

O PEA tem como meta fundamental encorajar as escolas associadas a oferecer um tipo de educação de qualidade que promova inclusão e justiça social e eduque cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel tanto na comunidade local como global.

Para a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Ana Lúcia Maciel,essa conquista coroa os 60 anos de emancipação política de Parnamirim, a serem comemorados no próximo dia 17 de dezembro.

"As escolas responderam positivamente ao incentivo feito pela SEMEC para que mais projetos fossem inscritos para concorrer ao Selo PEA/UNESCO. Parabéns aos nossos professores pelo trabalho de excelência que eleva a educação em nosso município", disse a titular da SEMEC, Ana Lúcia Maciel.

Os 11 projetos inscritos para concorrer à edição mais recente do Selo PEA/UNESCO destacaram o potencial de Parnamirim, alinhados ao Ano Internacional do Turismo Sustentável, tema trabalhado pela UNESCO em 2017.

Destes, 8 obtiveram conquistas inéditas do Selo e o CMEI Jaci Ferreira de Castro, localizado em Moita Verde, que foi a a primeira instituição da REDE PÚBLICA de ensino do Rio Grande do Norte a receber essa certificação no ano passado, renovou sua premiação, totalizando as 9 instituições de ensino público premiadas.

"O fato de o CMEI Jaci de Castro ter renovado sua certificação para o Selo PEA/UNESCO mostra que a excelência no trabalho realizado pela educação em Parnamirim é contínua. É inspirador ver o que os professores estão realizando na escola, são projetos pedagógicos transformadores, que produzem frutos para além da comunidade escolar, para todo município", disse a titular da SEMEC, Ana Lúcia Maciel.

LISTA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PREMIADAS COM O SELO PEA/UNESCO

Além do CMEI Jaci de Castro, outros cinco foram premiados nesta última edição do Selo PEA/Unesco (2017): CMEI Tio Hermes, em Nova Esperança; CMEI Profa. Judith Aguiar, em Bela Parnamirim; CMEI Maria Dilma Lacerda de Lima, em Vale do Sol; CMEI Maria Leonor Freitas, em Monte Castelo; e CMEI Eugênia Palhares, em Santos Reis.

As três escolas públicas que receberam a certificação PEA/UNESCO foram: Escola Municipal Francisca Canindé Avelino Batista, no Parque Industrial; Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em Nova Parnamirim; e a Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, em Emaús.

Ao todo, nove instituições municipais de ensino públicas conquistaram o SELO PEA/UNESCO 2017.

"A Educação Infantil está em festa com esta conquista. Apesar dos desafios da educação em todo o país, há sempre os profissionais que acreditam e sonham com melhores resultados. Hoje estamos vivendo mais um deles. Parabéns a todos os nossos educadores pelo lindo trabalho", encerrou Graça Santos, coordenadora da Educação Infantil em Parnamirim.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior