Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Centro Infantil vivencia arte circense como via de aprendizagem - 03/08/2018

Que tal enriquecer a vivência escolar, despertando o talento e a criatividade a partir da arte circense? É isso que está fazendo o Centro Infantil Etenize Xavier da Silva Ângelo, em Passagem de Areia, por meio do projeto "O Circo na Escola".

"Os Centros Infantis permitem uma aprendizagem mais colorida, divertida e dinâmica, que favorece o ambiente ensino-aprendizagem na primeira infância.  E neste sentido, o universo lúdico do circo pode ampliar a sociabilização do sujeito, contribuir para a autoestima, a mútua afetividade e a imaginação, importante em qualquer idade", disse Ana Lúcia Maciel, titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

De acordo com a Coordenadora Pedagógica Sonyara Saldanha, o mundo circense tem um potencial educativo, formativo e lúdico. "Assim, resgatamos a importância cultural do circo, ao mesmo tempo em que observamos o desenvolvimento corporal e introduzimos valores éticos e morais, fundamentais para a formação do cidadão e da vida em sociedade", disse a professora.

Um estudo elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), em 2004,  mostra que o acesso a esse tipo de atividade, que foge do modelo tradicional ou convencional nas salas de aula, pode representar uma diferença positiva no desempenho escolar no futuro.

É certo que, por muitas variáveis, nem todas as crianças têm acesso ao circo em sua comunidade, e por meio deste projeto, o Centro Infantil Etenize Xavier abre as cortinas e apresenta aos pequenos, o encanto e a riqueza de aprender a partir deste universo.

As crianças amaram brincar e fazer novas descobertas com as apresentações do Circo do Xereta, que apresentou o palhaço Xeretinha, uma malabarista e um acrobata, além de vários personagens. "O mundo do circo é um espaço cultural riquíssimo, introduz uma abordagem mais lúdica e um resgate do brincar, que é um dos eixos da Educação Infantil", encerrou a Coordenadora Sonyara Saldanha.
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+