Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

SEMEC faz balanço do 1º semestre em reunião com gestores escolares - 03/08/2018

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) reuniu hoje (03) os gestores escolares da rede municipal de ensino público para um balanço dos principais avanços e resultados do primeiro semestre de 2018. O encontro aconteceu no Auditório Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves.

"É o terceiro momento neste ano em que todos os gestores escolares são convocados a se reunirem com representantes de cada setor da SEMEC, para uma avaliação da própria gestão, alinhar as práticas e fortalecer a parceria, uma vez que todos buscamos oferecer uma educação de excelência", disse Ana Lúcia Maciel, titular da Educação.

 

PRÊMIO NACIONAL

A pauta foi aberta com a participação de Angélica Vitalino, assessora técnica do projeto "Parnamirim, um rio qua flui para o mar da leitura", convidada a falar do prêmio conferido ao município, por possuir o segundo melhor projeto de incentivo à leitura do país, de acordo com a Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil  (FNLIJ), o qual foi  entregue  em julho passado, no Salão FNLIJ, no Rio de Janeiro (RJ).

 

FORÇAS NO ESPORTE E MAIS

Dentre as ações do 1º semestre apresentadas hoje pela SEMEC (03)  estão a formação de 510 alunos de 15 escolas públicas municipais no Programa Forças no Esporte - PROFESP, parceria entre a SEMEC, Marinha e Aeronáutica. "Estamos em fase de diálogo para abrir mais 100 vagas nas próximas turmas do PROFESP", disse a Secretária de Educação, Ana Lúcia Maciel.

As aulas extra-classe contemplaram o projeto Nossa Parnamirim, que busca formar uma identidade histórico-cultural nos alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental I, a partir do conhecimento de toda riqueza geográfica e potencial econômico do município.

 

CIÊNCIA AEROESPACIAL

Além dos projetos anteriormente citados, uma média de 600 alunos dos 9ºs anos foram contemplados com aulas extra-classe pelo projeto "Despertar para a Ciência Aeroespacial", parceria pioneira no Brasil com a Agência Espacial Brasileira, que oferece aulas e oficinas no Centro Vocacional de Tecnologia Espacial (CVT-E), no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Para estas aulas extra-classe, bem como para as aulas nas escolas do município, o transporte escolar foi mantido regularmente

 

EQUIPAMENTOS ESCOLARES

A SEMEC destacou ainda, a entrega de mil carteiras escolares em caráter de urgência, enquanto é viabilizada a licitação para uma aquisição maior destas para as escolas; a renovação parcial do mobiliário dos Centros Infantis e a entrega do novo fardamento escolar, prevista para este mês.

Os utensílios domésticos nas cozinhas das escolas serão completamente renovados até o final do ano. Bebedouros começaram a ser entregues, 13 freezers e 7 geladeiras também chegaram nas escolas, para atender o aluno.

 

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A Educação a Distância, oferecida desde o ano passado pela plataforma criada pelo Programa Educacional de Tecnologia Educacional (PROINFO), segue avançando na quantidade de cursos ofertados a gestores, coordenadores e professores, foram quatro este ano.

O PROINFO também destacou a ampliação do sinal de Internet nos Centros Infantis e a melhoria de infraestrutura e conexão para a Internet nas 45 escolas da rede municipal de ensino público.

 

OUTROS PROGRAMAS E INICIATIVAS

O programa Mais Educação oferece aos alunos, aulas de reforço em Língua Portuguesa e Matemática, além de atividades de lazer e esportivas. O programa Práticas Restaurativas, parceria com o Ministério Público do RN, forma ciclos de diálogos nas escolas para a resolução de conflitos e a criação de uma cultura de paz.

Nove Centros Infantis se inscreveram com projetos para concorrer ao Selo do Programa de Escolas Associadas da Unesco (PEA) em 2018. No ano passado, o Centro Infantil Jaci de Medeiros ganhou a certificação, entregue em evento realizado em Foz do Iguaçu (PR).

"Além disso, foi implantado na Educação Infantil, o projeto Quintal do Brincar em Parnamirim, que trabalha um dos eixos estruturais da Educação Infantil e revitaliza o espaço e o tempo disponíveis para brincadeiras com materiais diversos que usam a imaginação e a criatividade dos alunos", disse Graça Santos, coordenadora da Educação Infantil na SEMEC.

O projeto Escola Aberta, do Governo Federal, está permitindo a muitas escolas planejarem atividades comunitárias aos finais de semana, como feiras, bazares, oficinas, serviços de saúde, atendimentos jurídicos e muito mais. 

Tem também o projeto Monte Castelo Saudável, que reúne todas as Secretarias e Órgãos municipais em serviços oferecidos aos cidadãos, mutirões para emissões de documentos, atendimentos clínicos, encaminhamentos para atendimentos na instância municipal e que acontece nas escolas, aproveitando o projeto Escola Aberta.

"Todas essas informações são importantes para o gestor escolar. Elas ampliam o entendimento do papel da escola e da própria gestão escolar, incentivam a aproximação com a comunidade e reconhecem as iniciativas que são bem aplicadas e mostram resultado junto ao desenvolvimento do aluno", encerrou a gestora Íris Karine, da Escola Municipal Arthur da Costa e Silva, localizada no bairro Centro.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+