Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Obras em Estação de Tratamento de Esgoto avançam no município - 03/08/2018

O prefeito Rosano Taveira, acompanhado de engenheiros da Caern, visitou na manhã desta quinta-feira (2), as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Passagem de Areia. A estação é uma das principais etapas dos serviços que deixarão Parnamirim 100% saneada em um prazo de quatro anos.

“O saneamento básico de Parnamirim está caminhando a passos largos e está é uma das etapas mais importantes do projeto. É uma obra grande que irá atender mais de 70% do município”, ressaltou Taveira.

Uma ETE é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, (esgoto tratado), em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

Com a ETE de Passagem de Areia, todo o esgoto da cidade, que será coletado através da rede de esgotamento que está sendo instalada, por todos os bairros, passará por essas etapas de processamento, fazendo com que ao final, o fluido chegue a alcançar até 95% de pureza.

O processamento do esgoto que chega à estação implica nas seguintes etapas: Fase preliminar: Quando há o gradeamento do fluido, fazendo a remoção de sólidos como saco plástico, pedaços de materiais, areia e grãos; Fase secundária: tratamento mais refinado para o esgoto, removendo impurezas; Fase terciária: Desinfecção do efluente tratado deixando-o totalmente apto e puro.

De acordo com Judson Soares, coordenador do grupo de acompanhamento de obras da Caern, após todas essas etapas, o líquido resultante, será bombeado para o Rio Potengi, totalmente tratado e limpo.

“O sistema de esgotamento inicia na calçada do cidadão fazendo a coleta através do dispositivo individual que é direcionado ao coletor principal presente na rua, o qual é direcionado para estações elevatórias que ficam em áreas baixas para bombear o esgoto até chegar à estação de tratamento”, explicou o coordenador.

Atualmente a estação possui a capacidade para o tratamento de 140 litros por segundo de esgoto. A prefeitura, juntamente à Caern está trabalhando para viabilizar uma ampliação de tratamento em mais 140 litros por segundo, totalizando 280 litros por segundo de esgoto tratado.

Fotos: Ana Amaral


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+