Projeto Cordel na Sala de Aula encerra ciclo de atividades no semestre - 02/08/2018
O Projeto "O Uso do Cordel na Sala de Aula", direcionado aos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental, encerra mais um semestre de atividades. A primeira escola a encerrar hoje (02) as ações do projeto neste ano, foi a Cícero de Souza Melo, localizada no bairro Santa Tereza.
"A literatura do cordel é uma celebração da vida, poesia, folclore e da sabedoria popular. Esse projeto que aproxima os alunos deste universo fortalece a cultura e o processo de leitura e escrita, sendo muito prestigiado nas escolas", disse a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Ana Lúcia Maciel.
Quem encabeça o projeto é o professor José Acaci, desde 2006. "O objetivo principal é o incentivo à leitura através da literatura de cordel e da música nordestina, com destaque para o coco, o forró e o xote", explica o cordelista.
De acordo com a professora Cristiane Vilar, da Escola Cícero Melo, as ações do projeto trouxeram maior aprendizagem e mais alegria ao dia a dia dos alunos. "A culminância do cordel na sala de aula foi a exposição de cordéis produzidos pelos próprios alunos, o que encantou toda a escola", disse a professora.
O projeto cordel na sala de aula é um braço do projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", reconhecido nacionalmente com várias premiações, como um dos melhores projetos de incentivo à leitura.
"Os alunos desenvolvem a oralidade, leitura e escrita se inspirando nos cordéis, o que ressalta a força da cultura nordestina", comemora a mediadora de leitura Maria dos Navegantes, da Escola Cícero Melo.
Durante o projeto cordel na sala de aula, os alunos estudam a métrica e a rima da poesia popular e, ao final, acontece o lançamento de um folheto de cordel produzido pelos próprios alunos.
Amanhã (03), o projeto cordel na sala de aula será encerrado na Escola Edmo Pinheiro Pinto, em Cajupiranga; dia 09/08, na Escola Professora Enedina Eduardo do Nascimento, em Vale do Sol e no dia 10/08, na Escola João Gomes da Costa Neto, em Liberdade.
Cada encerramento é uma festa de cordel, música e poesia, e tem a participação de toda a comunidade escolar, inclusive pais e mães de alunos, que são convidados a assistir seus filhos em momento de destaque.
As escolas que se interessam pelo projeto devem fazer um pedido escrito, direcionado à Coordenadoria Técnico-pedagógica da SEMEC e aguardar a resposta à solicitação para quando um novo ciclo de ações for retomado, em 2019.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM