Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Projeto Cordel na Sala de Aula encerra ciclo de atividades no semestre - 02/08/2018

O Projeto "O Uso do Cordel na Sala de Aula", direcionado aos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental, encerra mais um semestre de atividades. A primeira escola a encerrar hoje (02) as ações do projeto neste ano, foi a Cícero de Souza Melo, localizada no bairro Santa Tereza.

"A literatura do cordel é uma celebração da vida, poesia, folclore e da sabedoria popular.  Esse projeto que aproxima os alunos deste universo fortalece a cultura e o processo de leitura e escrita, sendo muito prestigiado nas escolas", disse a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Ana Lúcia Maciel.

Quem encabeça o projeto é o professor José Acaci, desde 2006. "O objetivo principal é o incentivo à leitura através da literatura de cordel e da música nordestina, com destaque para o coco, o forró e o xote", explica o cordelista.

De acordo com a professora Cristiane Vilar, da Escola Cícero Melo, as ações do projeto trouxeram maior aprendizagem e mais alegria ao dia a dia dos alunos.  "A culminância do cordel na sala de aula foi a exposição de cordéis produzidos pelos próprios alunos, o que encantou toda a escola", disse a professora.

O projeto cordel na sala de aula é um braço do projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", reconhecido nacionalmente com várias premiações, como um dos melhores projetos de incentivo à leitura.

"Os alunos desenvolvem a oralidade, leitura e escrita se inspirando nos cordéis, o que ressalta a força da cultura nordestina", comemora a mediadora de leitura Maria dos Navegantes, da Escola Cícero Melo.

Durante o projeto cordel na sala de aula, os alunos estudam a métrica e a rima da poesia popular e, ao final, acontece o lançamento de um folheto de cordel produzido pelos próprios alunos. 

Amanhã (03), o projeto cordel na sala de aula será encerrado na Escola Edmo Pinheiro Pinto, em Cajupiranga; dia 09/08, na Escola Professora Enedina Eduardo do Nascimento, em Vale do Sol e no dia 10/08, na Escola João Gomes da Costa Neto, em Liberdade.

Cada encerramento é uma festa de cordel, música e poesia, e tem a participação de toda a comunidade escolar, inclusive pais e mães de alunos, que são convidados a assistir seus filhos em momento de destaque. 

As escolas que se interessam pelo projeto devem fazer um pedido escrito, direcionado à Coordenadoria Técnico-pedagógica da SEMEC e aguardar a resposta à solicitação para quando um novo ciclo de ações for retomado, em 2019.
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+