Saúde comemora Semana Mundial do aleitamento Materno - 01/08/2018

Com o tema “Amamentação, a base da vida”, a Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) iniciou, na manhã desta quarta-feira (01), na Maternidade Divino Amor, uma programação voltada para a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

O evento segue até o dia 16 de agosto e tem como objetivo a conscientização dos profissionais que atuam nesta área e mães atendidas, sobre a importância da amamentação para a boa nutrição, segurança alimentar e sua relação com a redução da desigualdade, motivando à realização de ações voltados ao tema.

Durante a abertura, a enfermeira obstetra, mestre em ensino na Saúde, Monalisa Soares, da Maternidade Januário Cicco ministrou sobre o tema central do evento, “Amamentação, a base da vida”.  Já nesta terça-feira (02), a partir das 8h, a palestrante será a enfermeira Valeska Cahú, que vai tratar sobre Técnica de Shantala para as mães do Alojamento Conjunto.

Durante todo o mês de agosto o Banco de Leite estará com uma campanha para atrair mais doadoras de leite materno e para arrecadação de frascos, que devem ser de vidro e com tampa plástica. A amamentação previne a fome e a desnutrição, garante a segurança alimentar dos lactentes, sem comprometer o rendimento financeiro da família.

A secretária adjunta da Saúde, Elizabeth Carrasco, explicou que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão envolvidas na Campanha de aleitamento e no final deste mês será realizada uma mostra das ações promovidas em todas UBS do município. "Já faz parte da rotina das UBS orientar as mães sobre amamentação durante o pré-natal".

O diretor da Maternidade Divino Amor, doutor Deoclécio Marques, falou da importância do tema. “A amamentação é fundamental para saúde dos bebês, melhora a imunidade e previne doenças, além de estimular o vínculo entre mãe e filho. Aqui na Maternidade temos o nosso Banco de Leite que atende regularmente às mães que tem dificuldades para amamentar. Somos muito gratos às mães doadoras”, afirmou.

Confira toda programação:

Dia 01 de Agosto
- 08h - Abertura Oficial: Mesa com Autoridades
- 08h30 – Palestra com o tema: Amamentação a Base da Vida
Palestrante: Monalisa Soares – Enfermeira Obstetra da Maternidade Escola Januário Cicco e Mestre em Ensino na Saúde.
Local: Auditório da Maternidade Divino Amor

Dia 02, 03 e 06 de Agosto
- 08h – Técnica de Shantala para as mães do Alojamento Conjunto
Palestrante: Valeska Cahú – Enfermeira da Unidade de Saúde do Centro

Dia 07 de Agosto
- 8h - Palestra para as gestantes com o tema: A gestação, parto e a importância do Aleitamento Materno
Palestrante: Esmerinda Lira – Enfermeira do Planejamento Familiar
Local: Maternidade Divino Amor

Dia 08 de Agosto
- 08h às 12h – Palestra de sensibilização para os Agentes Comunitários de Saúde.
Local: Cine teatro

Dia 16 de Agosto
- 9h – Mamaço com mães do Alojamento Conjunto e Mães Doadoras
Local: Maternidade Divino Amor