Educação mantém agenda intensa de atividades neste semestre - 01/08/2018

Desfile cívico, concurso musical para estudantes, semana do bebê, formatura do projeto "Despertar para a Ciência Aeroespacial". Essas são algumas das principais ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) para este segundo semestre.

"Estamos aproveitando os momentos de formação profissional para os coordenadores pedagógicos e professores para alinhar as atividades da SEMEC. Mesmo com o fim do primeiro semestre letivo, permanecemos  num ritmo intenso de trabalho em prol da educação de nossos alunos", disse Ana Lúcia Maciel, Secretária da SEMEC.

Para começar a falar das novidades, a segunda edição do  concurso musical "A mais Bela Voz Estudantil" abre inscrições nos dias 06 e 07/08, segunda e terça-feira da próxima semana, para alunos a partir de 10 anos, matriculados do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

"As primeiras audições já são previstas para a semana que vem, de 08 a 10 de agosto, nas escolas. Neste ano, a novidade é que além da música popular brasileira, o concurso tem o gênero da música gospel, atendendo a pedidos dos próprios alunos", disse Marco Rodrigues, técnico da SEMEC que está na organização do concurso.

Neste ano, o desfile cívico terá como tema "Parnamirim 60 anos, Trampolim da Cidadania" e será realizado no dia 05 de setembro, uma quarta-feira, na Avenida Castor Vieira Régis, em frente ao caminhódromo  na Cohabinal, com concentração às 13h e início às 15h.

A Semana do Bebê e o II Festival Cultural da Educação Infantil prometem emocionar. "Neste ano, trazemos a cultura brasileira sob o olhar das crianças para uma grande apresentação no dia 31 de agosto, no Cine Teatro Municipal", disse a coordenadora de desenvolvimento da educação infantil, Graça Santos, sobre o festival.

Na atual gestão foram celebradas várias parcerias da Educação com o Ministério Público, Poder Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil, Setembro Cidadão e muitos outros atores sociais, no sentido de impulsionar a formação de valores éticos e de cidadania nas escolas. As atividades prosseguem neste semestre.

O projeto "Despertar para a Ciência Aerospacial", uma iniciativa pioneira no Brasil, em parceria com a Agência Espacial Brasileira vai realizar a formatura de sua primeira turma, composta por alunos dos 9ºs anos das escolas da rede municipal de ensino público. As aulas acontecem no Centro Vocacional de Tecnologia Espacial (CVT-E) no Centro de Lançamento Barreira do Inferno.

Além disso, está em andamento o Concurso de Desenho e Escrita para alunos, promovido em parceria com a União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime/RN), com o tema  "Educação e Direitos Humanos, um Compromisso de Todos".

Podem participar estudantes da rede pública municipal e estadual, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do 1º ao 5º ano, os alunos concorrem com desenhos; Alunos dos 6ºs e 7ºs anos podem escrever contos e os do 8º e 9º ano, artigos de opinião. A EJA pode produzir textos no gênero poema.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior