Saúde participa de capacitação com médicos da Liga Contra o Câncer - 01/08/2018

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) participaram, na manhã desta quarta-feira (1), de uma capacitação com médicos da Liga Contra o Câncer. A ação foi realizada no Auditório Clênio José dos Santos e contou com a presença de médicos, psicólogos, fisioterapeutas e agentes de saúde.

De acordo com o Alisson Fernandes, médico e administrador do Hospital de Oncologia do Seridó, o objetivo da capacitação é fazer com que pacientes, que chegam às unidades de saúde com suspeita de câncer, possam ter mais celeridade em seus encaminhamentos às unidades da Liga.

Segundo ele, cada vez mais casos têm sido diagnosticados, mas ainda há uma parcela da população que, por muitos fatores, ainda encontram dificuldades para chegar a um diagnóstico rápido.

“Os fatores podem ser diversos, desde questões culturais, ou mesmo aquele velho hábito de deixar a visita ao médico para depois. Por isso é tão importante esse treinamento, para que os profissionais que vãos estar, nas unidades de saúde, lidando diretamente com esses pacientes, possam dar as orientações necessárias”, explicou.

Ainda segundo, o médico, a Liga tem percorrido o estado fazendo essa capacitação junto às unidades regionais. No total, já foram capacitados mais de 900 profissionais.

“Agindo dessa forma, garantimos ao paciente a possibilidade de um diagnóstico mais rápido e, consequentemente, um tratamento mais eficaz”, justificou.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro