Mostra coreográfica do Ballet Municipal tem sessões até amanhã (26) - 25/07/2018
Começou hoje (25) e prossegue até amanhã, quinta-feira (26), o Apreciarte, mostra coreográfica do ballet municipal, no Cine Teatro Ver. Paulo Barbosa da Silva, na Cohabinal, em Parnamirim, com sessões às 09h e às 15h. A entrada individual do espetáculo custa R$ 5, na bilheteria do local.
De acordo com Luís Carlos, pesquisador cultural da Fundação Parnamirim de Cultura (FUNPAC), o Apreciarte, que está em sua segunda edição, conta com apresentações do Grupo de Dança Infantil, o profissionalismo das professoras e o apoio dos pais das alunas bailarinas.
"Nestes dois anos de apresentações, o Apreciarte traz em seu repertório coreográfico, jazz, balé clássico e dança contemporânea", diz o pesquisador Luís Carlos. A renda da bilheteria será revertida para custear a participação do Grupo de Dança Infantil no Festival de Arte e Criatividade que vai acontecer de 23 a 26 de agosto em Campina Grande, na Paraíba.
O grupo tem Lidiane Soares como coordenadora e professora, sob a direção de Andressa Carla. O objetivo do Apreciarte é incentivar o interesse pela dança, a disciplina física, as técnicas corporais e o respeito, enquanto espectadores, à expressão artística no palco.
"O Apreciarte permite que as bailarinas mais jovens possam apreciar, na plateia do Cine Teatro, a apresentação das bailarinas maiores no palco e se inspirar tanto artísticamente, quanto no que se refere ao respeito, à contemplação da arte da dança", disse a diretora Andressa Carla.
O ballet municipal também promove um bazar de artigos como roupas, acessórios e itens para o lar, de segunda à sexta-feira, das 09h às 15h, no espaço interno do Cine Teatro, também com o objetivo de apoiar a participação do Grupo de Dança Infantil em festivais, já que o mesmo tem representado tão bem Parnamirim e a FUNPAC, sendo premiado em eventos culturais, até mesmo além das fronteiras do RN.
A baiana Claúdia Costa mora no bairro Jockey Club em Parnamirim e desde o ano passado traz as filhas Júlia, 6 anos e Alicia, 3, para acompanhar o ballet municipal. Júlia está matriculada em seu 2º ano no ballet e a irmã menor apenas observa, já sonhando no dia em que vai entrar nos trajes de bailarina.
"As duas já dançam na igreja e ficam muito admiradas vendo as bailarinas no palco", conta a mãe Cláudia Costa, a respeito de suas filhas. A mais velha, Júlia, diz estar muito feliz por fazer parte do ballet municipal. "Já aprendi muitos passos de balé", conta como se fosse a própria bailarina de uma caixinha de música.
O Apreciarte tem os trabalhos técnicos, coreográficos e a preparação corporal apoiados por Fabiana Valentim, Nadson Brandão, Rodolfo Santos e Will Gomes. No apoio técnico estão as professoras Aline dos Anjos, Brenda Leslie, Cipó, Ranimusa Santos e Thaíse Galvão, com a articipação de alguns professores. A iluminação é de Adaiton Figueiredo.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM