Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Projeto Escola Sustentável ganha kits para cultivo de hortas - 24/07/2018

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) fez a entrega simbólica hoje (24) à Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, em Rosa dos Ventos, de um kit de ferramentas e equipamentos para plantação e colheita de hortas nos espaços escolares, celebrando o projeto Escola Sustentável.

"As relações de produção e consumo e as crises ambientais no mundo exigem que a escola contribua no desenvolvimento de uma consciência ecológica e da sustentabilidade na relação com o meio ambiente. Por isso, estão sendo planejadas estratégias como a horta escolar e os cursos de capacitação com esta finalidade", disse a titular da SEMEC, Ana Lúcia Maciel.

O kit entregue pela SEMEC é composto de carro de mão, pá, ciscador, enxada, regador e instumentos manuais de jardinagem. Além da Escola Alzelina, eles estão sendo entregues às escolas municipais Brigadeiro Eduardo Gomes, Nestor Lima, Carlos Alberto e Maria do Céu.

"Estas cinco escolas tiveram professores matriculados na primeira turma do curso "Escola Sustentável", oferecidos pela SEMEC, por meio da plataforma EaD criada pelo PROINFO, que é o Programa Nacional de Tecnologia Educacional.", disse o Coordenador Pedagógico da SEMEC, Júlio Araújo.

Na horta da Escola Alzelina de Sena tem verduras, frutas, raízes e legumes diversos, como pimentão, tomate, alface, coentro, mamão, limão, laranja, amendoim, macaxeira, batata-doce, cana-de-açúcar, abacaxi, acerola e bananeira. Cada hortaliça tem sua peculiaridade na hora de plantar, cultivar e colher.

"O alho dá mais trabalho e demora mais para colher. Alface e quiabo estão entre os mais fáceis e de maior colheita", disse José Sebastião, voluntário da comunidade que dedica horas ao crescimento da horta, iniciada há seis meses.

O planejamento e a supervisão da horta escolar da Alzelina fica por conta do professor José Cícero. "É gratificante ver um espaço que antes dava trabalho para manter, porque o mato insistia em crescer, transformado neste espaço vivo, útil e organizado de forma sustentável", disse o professor Cícero.

A escola Alzelina tem Marcílio de Oliveira na gestão escolar e Francisca Figueiredo, na vice-gestão. "É muito bonito ver o que está sendo feito aqui. Uma inspiração para que essa boa ideia se multiplique em todas as escolas e pela comunidade", disse a professora Francisca Figueiredo.

A colheita da horta é distribuída entre os próprios alunos e professores, para lanches comunitários e para ser levada para casa. Em seguida, começa tudo de novo: preparar a terra, adubar, plantar a muda ou semente doados pelos professores, regar, ver crescer e colher no tempo certo. A perfeita equação da natureza e da vida.

"O projeto Escola Sustentável vai continuar avançando neste semestre, formando uma nova turma de professores capacitados para ações sustentáveis nas escolas, por meio da Educação a Distância com apoio do PROINFO. Essa iniciativa tem estratégias muito mais amplas, mas, a plantação de hortas escolares já é um bom começo e a inspiração para as próximas etapas", encerrou a titular da SEMEC,  Ana Lúcia Maciel.


 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+