Projeto Escola Sustentável ganha kits para cultivo de hortas - 24/07/2018

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) fez a entrega simbólica hoje (24) à Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, em Rosa dos Ventos, de um kit de ferramentas e equipamentos para plantação e colheita de hortas nos espaços escolares, celebrando o projeto Escola Sustentável.

"As relações de produção e consumo e as crises ambientais no mundo exigem que a escola contribua no desenvolvimento de uma consciência ecológica e da sustentabilidade na relação com o meio ambiente. Por isso, estão sendo planejadas estratégias como a horta escolar e os cursos de capacitação com esta finalidade", disse a titular da SEMEC, Ana Lúcia Maciel.

O kit entregue pela SEMEC é composto de carro de mão, pá, ciscador, enxada, regador e instumentos manuais de jardinagem. Além da Escola Alzelina, eles estão sendo entregues às escolas municipais Brigadeiro Eduardo Gomes, Nestor Lima, Carlos Alberto e Maria do Céu.

"Estas cinco escolas tiveram professores matriculados na primeira turma do curso "Escola Sustentável", oferecidos pela SEMEC, por meio da plataforma EaD criada pelo PROINFO, que é o Programa Nacional de Tecnologia Educacional.", disse o Coordenador Pedagógico da SEMEC, Júlio Araújo.

Na horta da Escola Alzelina de Sena tem verduras, frutas, raízes e legumes diversos, como pimentão, tomate, alface, coentro, mamão, limão, laranja, amendoim, macaxeira, batata-doce, cana-de-açúcar, abacaxi, acerola e bananeira. Cada hortaliça tem sua peculiaridade na hora de plantar, cultivar e colher.

"O alho dá mais trabalho e demora mais para colher. Alface e quiabo estão entre os mais fáceis e de maior colheita", disse José Sebastião, voluntário da comunidade que dedica horas ao crescimento da horta, iniciada há seis meses.

O planejamento e a supervisão da horta escolar da Alzelina fica por conta do professor José Cícero. "É gratificante ver um espaço que antes dava trabalho para manter, porque o mato insistia em crescer, transformado neste espaço vivo, útil e organizado de forma sustentável", disse o professor Cícero.

A escola Alzelina tem Marcílio de Oliveira na gestão escolar e Francisca Figueiredo, na vice-gestão. "É muito bonito ver o que está sendo feito aqui. Uma inspiração para que essa boa ideia se multiplique em todas as escolas e pela comunidade", disse a professora Francisca Figueiredo.

A colheita da horta é distribuída entre os próprios alunos e professores, para lanches comunitários e para ser levada para casa. Em seguida, começa tudo de novo: preparar a terra, adubar, plantar a muda ou semente doados pelos professores, regar, ver crescer e colher no tempo certo. A perfeita equação da natureza e da vida.

"O projeto Escola Sustentável vai continuar avançando neste semestre, formando uma nova turma de professores capacitados para ações sustentáveis nas escolas, por meio da Educação a Distância com apoio do PROINFO. Essa iniciativa tem estratégias muito mais amplas, mas, a plantação de hortas escolares já é um bom começo e a inspiração para as próximas etapas", encerrou a titular da SEMEC,  Ana Lúcia Maciel.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior