Educação promove mostra de trabalhos do PNAIC Pré-escola - 24/07/2018

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira (23), no auditório do Centro Administrativo, o encerramento das atividades do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC - Pré-escola) com uma mostra dos trabalhos realizados durante o primeiro semestre deste ano.

O PNAIC é um projeto do Ministério da Educação que visa formar professores do 1º ao 3° ano do ensino fundamental para alfabetizar alunos em Língua Portuguesa até os oito anos de idade. A formação teve início no ano passado e aproximadamente 5000 alunos do município foram beneficiados pelas ações educativas.

Durante o encerramento, a coordenadora de Desenvolvimento da Educação Infantil, Graça Santos, falou da importância de oportunizar um ambiente literário favorável que icnentive a leitura. "Podemos promover nos Centro Infantis, momentos agradáveis de contação de histórias que despertem a curiosidade e o interesse das crianças pela leitura", afirmou.

Na ocasião, a coordenadora pedagógica do Centro Infantil de Monte Castelo, Guette Soares, fez a leitura do poema Tecendo a Manhã, de João Cabral de Melo, em seguida a coordenadora do Programa Rio que Flui para o mar da Leitura, Angélica Vitalino, ministrou sobre Mediação de Leitura e Contação de Histórias.

Por último, foram apresentadas as narrativas das práticas realizadas em sala de aula. O PNAIC trabalha os seguintes focos temáticos: Formação docente; Rotina da Educação Infantil; Ser criança na Educação Infantil; Linguagem Oral e Escrita; Práticas de oralidade, leitura e Escrita.

Postado Por: Juliana Grace Nóbrega de Medeiros