Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

CMEI estimula múltiplas aprendizagens com projeto musical - 20/07/2018

Os alunos do Nível VI do Centro Infantil Professora Ivone Maria dos Santos, no bairro Centro estão "Viajando ao som do coração". É esse o nome do projeto que pretende estimular o prazer pela música e que tem transformado o dia-a-dia dos pequenos, com mais alegria, emoção e múltiplas aprendizagens.

"Esse contato mais próximo com a música por meio de cantos vocais e brincadeiras com instrumentos, permite aos alunos desenvolverem a inteligência emocional, por meio da expressão dos sentimentos, além de diversão e apreciação dos ritmos", disse Roselma Confessor, gestora do CMEI Ivone Maria. 

Na correria do mundo ocidental, temos cada vez menos tempo para apreciar o bem que a música pode proporcionar. Mas o alcance dessa forma de arte extrapola as emoções, estimulando a memória e o raciocínio. Prova disso são as musiquinhas que se cantam em algumas escolas para decorar fórmulas e textos mais difíceis. 

"A ideia não é ensinar teoria musical e nem formação instrumentalista, mas, sensibilizar as crianças para a apreciação musical, vivenciando a música como fonte de prazer e conhecimento, estimulando a criatividade, o movimento, a percepção, coordenação e o convívio social", disse a professora do projeto, Zélia Lucena.

Se, por um lado, não existe a pretensão de adequar a ciência musical para aprendizagem dos pequenos, a experiência com o projeto "Viajando ao som do coração" certamente  servirá também para aguçar a percepção deles para a área. "Quem sabe, não é despertada desde já em alguns desses alunos, a paixão por algum instrumento musical, desenvolvendo uma vocação profissional?", disse a gestora escolar Roselma Confessor.

"Ao explorar instrumentos e escutar obras musicais, os alunos ampliam  a linguagem oral, visual e corporal, de forma lúdica e socializada", encerrou a professora  Zélia Lucena.
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+