Educação reúne hoje (18) mediadores de leitura em formação mensal - 18/07/2018

Hoje (18) é dia de formação para os 102 mediadores de leitura da rede municipal de ensino público. A programação acontece no Cine Teatro Municipal Ver. Paulo Barbosa da Silva e no Campus da Universidade Maurício de Nassau em Parnamirim, excepcionalmente aberta para mães leitoras, alunas do ballet municipal e professores em planejamento, com palestras de duas escritoras, Maria Tereza Barreto e Cláudia Linhares.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura" e em parceria com a Fundação Parnamirim de Cultura promove a programação. "Trata-se de uma abertura de espaço nas rotinas escolares para que circulem livros, escritores e temas pertinentes para a formação de leitores", disse a assessora técnica do projeto, Angélica Vitalino.

Pela manhã,  em uma parceria com a Fundação Parnamirim de Cultura (FUNPAC),acontece   no Cine Teatro, a palestra com a escritora e professora da UFRN, Maria Tereza Barreto, que lança seu livro "Dom Quixote de Taboa", dentro do tema proposto para o espetáculo de fim de ano do Ballet Municipal, o "Dom Quixote de Parnamoscow".

À tarde, a escritora e jornalista Cláudia Lins traz a palestra "Contar histórias, caminhos e estratégias", compartilhando a experiência que tem com mais de 15 livros infantojuvenis publicados, abordando temas como reinos encantados, sonhos, cultura africana e folclore.

"Cada criança traz um Quixotinho dentro de si, que viaja na imaginação em busca dos seus sonhos. A leitura promove este encantamento em qualquer idade", comentou a escritora Maria Tereza.

RIO DE LEITURA NAS ESCOLAS

O incentivo à leitura não deixa de fluir nas escolas da rede municipal de ensino público. Nesta sexta-feira (20), por exemplo, a Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva, no bairro Centro, promoverá, a partir das 10h, um momento de interação entre a escritora Tereza Custódio e os alunos, a partir da obra da autora, "A Vida Colorida de Vitória".

"Será uma viagem no mundo mágico da leitura, uma manhã especial e cheia de descobertas", antecipou a mediadora de leitura da Escola Costa e Silva, Francisca Dantas.

PROJETO DE LEITURA É RECONHECIDO NACIONALMENTE

Premiado quatro vezes à nível nacional, o projeto Rio de Leitura recebeu, recentemente, o prêmio de segundo melhor projeto de incentivo à leitura do país. "O prêmio é de todos os mediadores de leitura em todas as escolas. Estão todos de parabéns pelo trabalho que realizam", encerrou a assessora técnica do Rio de Leitura, Angélica Vitalino.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior