Rio de Leitura manterá BiblioSesc em Bela Parnamirim até dezembro - 10/07/2018

Um caminhão literário com um acervo de mais de três mil livros chegou para encher de boas estórias a vida dos moradores do bairro Bela Parnamirim, por meio de uma parceria com o projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura".

Trata-se da BiblioSesc, que vai ficar visitando quinzenalmente a Escola Municipal Maria Fernandes Saraiva, a partir desta semana. A primeira visita foi realizada ontem (09). Além de disponibilizar a leitura dos livros, alunos e moradores de Bela Parnamirim podem pegar livros emprestados para devolver quando a BiblioSesc voltar ao bairro.

"Professores e pais de alunos podem levar o documento de identidade e um comprovante de residência, fazer a ficha de inscrição e, na hora, já é possível levar livros emprestados.  Os alunos matriculados na Escola Maria Saraiva já podem fazer o empréstimo", diz Angélica Vitalino, assessora técnica do Rio de Leitura.

A BiblioSesc foi recebida com muita festa pela Escola Maria Saraiva, com encenações literárias, canções e mediação de leituras. Esse envolvimento certamente dará frutos perenes: leitores por toda a vida!

RIO DE LEITURA

O Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) congrega, a partir da Biblioteca Municipal Rômulo Wanderley, todas as 45 escolas de Ensino Fundamental l e ll do município e garante a política de formação de leitores, bem como oficializa a função dos profissionais mediadores.

O Rio de Leitura promove formação de leitores e desenvolve o gosto pela literatura por meio de ações continuadas como saraus, atos literários, fóruns, seminários, intercâmbio com escritores e editores, feiras literárias e outras ações envolvendo a comunidade de forma que seja democratizado o livro para todos os munícipes, tendo como parceiro o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e o Instituto C&A (IC&A).

BIBLIOSESC

Ao todo, 56 bibliotecas volantes do Sesc levam mais de 3 mil títulos pelo país afora. Clássicos da literatura, livros infantis e títulos contemporâneos encorpam o acervo que aproxima a relação entre os leitores e os livros.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma instituição brasileira privada, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, com atuação em todo âmbito nacional, voltada prioritariamente para o bem-estar social dos seus empregados e familiares, porém aberto à comunidade em geral. Atua nas áreas da Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência.

Fotos: Rio de Leitura

Postado Por: Aldo Peixoto Junior